Educação de Jaraguá do Sul é exemplo para o Brasil

Por: Editorial

20/09/2022 - 06:09

 

Entendemos a Educação como uma missão coletiva orientada para o futuro. Esperar tudo do Estado, é a certeza de não avançarmos com a urgência que almejamos.

A Educação deve se sustentar em sólida parceria, onde pais, escolas, professores, alunos, poder público e organizações privadas, estejam conectados e comprometidos com objetivos, valores e perspectivas convergentes, falando uma linguagem acessível e sensata, dividindo tarefas distintas, mas, comungando responsabilidades comuns, com vistas à formação e evolução da sociedade.

Sustentamos, ademais, que a nova construção do saber, requer práticas e ferramentas inovadoras para o processo de ensino aprendizagem. Um modelo que permita se ler além dos textos, compreender além das imagens, interagir além do presencial e, notadamente, aprender além da sala de aula.

As escolas de Jaraguá do Sul têm se orientado nas novas condições e tecnologias educacionais, promovendo uma educação colaborativa, oportunizando trocas de experiências, interatividade e estreita conexão com a realidade.

Nossas escolas têm absorvido a filosofia de que a aprendizagem já não se compacta a uma grade curricular, pois ela é inesgotável e se renova continuamente. Elas sabem ainda, que o novo mercado de trabalho requer que as pessoas estudem de forma ininterrupta ao longo da vida ou estarão desconectadas do novo mundo. Estão alinhadas ao novo paradigma de que aprendizagem pressupõe uma abordagem holística, onde o todo é maior que a soma das partes.

Pressupõe-se garantir que o educando seja protagonista de seu aprendizado, e o educador, um competente facilitador e orientador. Esse modelo e essa postura fizeram Jaraguá do Sul atingir, de forma inédita, a primeira colocação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, do Estado de Santa Catarina.

Um modelo a ser copiado pelo Brasil.