A polarização vai continuar dividindo o País?

Por: Editorial

01/11/2022 - 06:11 - Atualizada em: 31/10/2022 - 20:16

O resultado das eleições no segundo turno, domingo, demonstrou que seguimos num Brasil totalmente dividido, ou melhor colocando, polarizado ao extremo.

Enquanto Lula venceu em 13 estados, Bolsonaro ganhou mais votos em 14. A diferença entre os dois foi de apenas 2 milhões de votos. Temos dois Brasis, um que é mais bolsonarista e outro mais lulista. Um Brasil do Sul e outro do Norte.

Exemplo disso foi a vitória esmagadora de Jorginho Mello para governador do Estado, com 70% dos votos e Bolsonaro com 69%. Os ânimos ainda estão exaltados por conta do calor da eleição, mas o Estado e o País precisam caminhar.

A polarização no Brasil deve continuar nos próximos anos e será que isso é bom? Esse fato foi levantado logo após o resultado das eleições por cientistas políticos entrevistados por veículos de comunicação nacionais e até internacionais.

Eles destacam que a não aceitação da vitória de Lula em cidades e estados que tinham a preferência por Bolsonaro, vai alimentar essa polarização. A derrota é difícil de se aceitar, é amarga, ressentida e bem por isso que acontecem manifestações que demonstram o descontentamento e no caso de um País tão dividido, elas têm um corpo muito maior.

Manifestar-se é um direito do povo, assim como o direito de ir e vir, também previsto na Constituição. E o que não teve sentido em nosso Estado na noite de domingo assim como todo o dia de segunda-feira foi o que manifestantes fizeram fechando rodovias, impedindo as pessoas de seguirem sua vida, de trabalharem, de chegarem em casa seguros.

E o que mais fica sem sentido neste caso, é saber que quem fechou a rodovia afetou boa parte daqueles 70% que elegeram o governador e os mesmos que também votaram em Bolsonaro e os outros quase 30% que voltaram na esquerda.

No fim das contas, todos saem prejudicados. É preciso pensar em democracia como o simples e certeiro fato que temos que conviver em sociedade e aceitar as opiniões que se divergem. E muitas vezes se perde hoje para se ganhar amanhã de novo.