Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Úlcera Péptica

Foto: divulgação

Por: Dr. Vicente Caropreso

15/05/2025 - 13:05 - Atualizada em: 15/05/2025 - 15:29

Uma doença que afeta muitas pessoas é a úlcera péptica, conhecida popularmente como úlcera.

Na verdade, a úlcera péctica pode atacar tanto o estômago quanto o duodeno, a primeira parte do intestino.

Quando localizada no estômago é uma úlcera gástrica, se estiver localizada no duodeno é uma úlcera duodenal.

A úlcera é uma lesão que ocorre quando o ácido gástrico produzido pelo organismo ataca as mucosas digestivas causando feridas.

Nosso organismo tem as mucosas do aparelho digestivo naturalmente protegidas do ácido gástrico – que é altamente corrosivo -, mas alguns fatores podem causar desequilíbrio nessa proteção, fazendo com que o ácido ataque as mucosas.

Um dos fatores mais comuns é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori que danifica a proteção natural da mucosa causando esse desequilíbrio na proteção das mucosas.

Ainda o uso prolongado de alguns medicamentos como aspirina, ibuprofeno e outros anti- inflamatórios não esteroides, também podem comprometer a defesa natural do organismo, e agravar a condição.

O consumo excessivo de álcool, tabagismo, estresse e má alimentação, podem comprometer a defesa natural do organismo – esses fatores não causam a úlcera, mas podem agravar a condição.

Os sintomas de úlcera são dor abdominal, sensação de queimação e desconforto que variam de acordo com o tipo e localização da úlcera.

Casos graves podem complicar e exigem socorro médico imediato.

O diagnóstico necessita uma avaliação clínica e exames como a endoscopia digestiva alta, para visualizar as áreas afetadas, identificar a localização e extensão das úlceras, e coletar material para exame de laboratório.

Se o exame confirmar a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, o tratamento exige antibióticos específicos e medicamentos que reduzem a produção de ácido no estômago.

No caso de pessoas que fazem uso de anti-inflamatórios, devem interromper ou substituir essas medicações, logicamente, sob orientação médica.

Também é indicado evitar alimentos condimentados, álcool e tabaco.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp