O pneu é um item de extrema importância no carro, responsável pela segurança dos ocupantes do veículo, pelo contato com o solo, interfere na estabilidade, na frenagem e no consumo de combustível. Por este motivo é essencial saber quais os cuidados a serem adotados para prolongar a vida do pneu.

Confira algumas dicas de conservação:

  • Calibrar semanalmente: respeitando as indicações do fabricante no que se refere a pressão. Colocar menos ar nos componentes é um comportamento especialmente nocivo para os carros, pois torna a direção pesada, aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

    Lembre-se! A pressão deve ser regulada com os pneus frios.

     

  • Pneus carecas, cuidado! O TWI - Tread Wear Indicator é uma saliência de borracha com altura de 1,6 mm que é colocada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no limite de segurança e é hora de trocá-lo.
  • Cuidados com o estepe: o estepe não é menos importante que os pneus em uso, mantenha ele sempre em boas condições para substituir os atuais, inclusive ele precisa estar sempre bem calibrado. As más condições do estepe podem resultar em multas e perdas de pontos no carteira.
  • Conheça o pneu: as informações presentes na lateral do pneu estão lá para seu conhecimento. Carga e pressão máxima que o pneu pode suportar, data e local de fabricação, limite de velocidade que o pneu suporta, dimensões e modelos fazem parte das informações listadas.
  • Balanceamento e alinhamento: é importante ser feito a cada 10 mil km rodados, na troca de pneus, quando o pneu apresentar algum tipo de desgaste irregular, surgirem vibrações no volante, se veículo sofrer impactos na suspensão ou quando o veículo estiver puxando para algum dos lados.

Importate: se carro apresentar qualquer dos desgastes citados à cima, deve ser feito uma verificação na suspensão e geometria do veículo.

Onde encontrar

A Mecânica Dois Antônio fica na rua José Winter, 81, bairro Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul. Entre em contato pelos telefones (47) 3376-3057 e 9.9609-3746 (WhatsApp). Acesse o Facebook (@doisantonio) e Instagram (@mecanica_dois_antonio) da empresa para saber mais.