“Empreendedorismo e profissionalização da gestão caminham de mãos dadas”

Por: Informações jurídicas

31/07/2020 - 10:07 - Atualizada em: 31/07/2020 - 12:02

O momento atual é de expectativa! Expectativa de como será a reação do mercado? Qual será a velocidade de recuperação da economia? Quais os setores que serão mais afetados? Qual o impacto do crescimento do endividamento?

Normalmente o empreendedor, antes mesmo de começar seu negócio, já se depara com inúmeros desafios, precisa conhecer o mercado que vai atuar, compreender os indicadores, aplicá-los de forma adequada, equalizar a formação de estoque, acertar o momento de investir, precificar corretamente seu produto, declarar seus impostos adequadamente, acompanhar seu fluxo de caixa, pagar suas obrigações e ainda gerar lucro!

O mundo dos negócios é dinâmico, precisa de dedicação, empenho, comprometimento, inovação e muita resiliência. Já não basta somente uma boa ideia, precisa de planejamento, conhecimento e acompanhamento para a prosperidade no mundo do empreendedorismo. O consumidor atual exige experiências inéditas que agreguem valor com responsabilidade social gerando sustentabilidade com reflexos diretos na sociedade de um modo geral.

Desde o início, o planejamento deve focar na implantação do profissionalismo na condução do empreendimento. Se ainda não é uma realidade, nunca é tarde para começar.

Profissionalizar a gestão nada mais é que enfrentar os desafios de forma planejada, organizada e sistematizada. Como, por exemplo, trabalhar com a alta carga tributária exige um estudo dinâmico das condições de incidência dos impostos, quais os possíveis enquadramentos dos produtos e serviços, quais as localidades que podem ser adquiridos ou contratados e quais as incidências de acordo com os diversos destinos existentes para sua comercialização.

Por outro lado, essa mesma alta carga tributária pode gerar oportunidades, pois o excesso de leis e normas levam aos Tribunais inúmeras discussões envolvendo a legalidade de suas incidências, as quais, quando favoráveis aos contribuintes, geram créditos que passam a integrar o planejamento tributário do empreendimento, pois integram a composição e formação do fluxo de caixa.

Indispensável também estar atento às oportunidades de concessão de créditos, antecipar os prazos de cadastros e manter o máximo possível dos demonstrativos financeiros atualizados e auditados. Se em tempos de crescimento a obtenção de recurso junto ao sistema financeiro já não era uma tarefa fácil, no momento de retomada de crescimento os obstáculos burocráticos podem ser maiores e quem tiver preparado enfrentará com menos desgaste e mais efetividade.

Olhar para as pessoas como integrantes efetivas do negócio. São elas que auxiliam na construção de um empreendimento de sucesso. Empresas com colaboradores que se sentem incluídos no DNA do negócio produzem com menos energia e mais satisfação, trabalhar num local que valoriza sua entrega faz pulsar a motivação pela busca incansável do seu melhor. Gera resultado com leveza, alto astral e realização.

Voltar os olhos para a inovação nos produtos e serviços, nas rotinas internas e externas e no atendimento ao cliente é uma atitude que não tem mais a opção de ser ignorada, muitos processos podem ser otimizados gerando bem-estar aos colaboradores, redução de custos, aumento da qualidade e efetividade no processo produtivo.

Implantar a inovação nos empreendimentos é um dos pilares da profissionalização, que vai desde o acompanhamento dos lançamentos contábeis fiscais até a experiência de entrega rápida e surpreendente do produto ao seu público-alvo.

Empreender é um desafio! Sentimento integrante de uma boa parte das pessoas de natureza inquieta que leva o empresário a equilibrar-se no pêndulo dos desafios do dia a dia, em que esse vai e vem para os mais bem preparados, para os que conhecem esse balançar, nada mais é que um sobe e desce divertido em busca da realização dos seus sonhos e dos que os cercam.

Texto elaborado pelo advogado Ricardo Luis Mayer, sócio fundador da MMD Advogados. Atua nas áreas de Direito empresarial, trabalhista e societário. É graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, com especializações em Direito Empresarial e Direito do Trabalho.