“Eternos aprendizes”

Prof. Diogo Benke | Reitor da Católica - SC

Por: Palavra do Reitor

17/03/2021 - 09:03

Alguém ainda tem alguma dúvida de que o mundo mudou? Na época dos nossos pais, ter o ensino médio completo e um curso de datilografia eram bases satisfatórias para o mercado de trabalho. Hoje, vivemos uma velocidade e uma efemeridade que perpassam todas as esferas de nossas vidas, inclusive a do conhecimento.

Reinventar-se é palavra de ordem para quem quer se manter atualizado e competitivo. Complementar a graduação com uma pós-graduação pode ser a resposta para quem está em busca de um diferencial para se destacar. Pense comigo: um recrutador está com uma infinidade de currículos para analisar, mas, dois chamam mais a atenção. As experiências dos candidatos são bem similares, mas um deles conta com mais especialização. Esse “plus” passa uma mensagem infalível: a de que o profissional entende a importância e o valor de ter um aprendizado constante. Quem você acha que terá mais chances de ser escolhido?

Quem já passou por uma seleção sabe o quão prazeroso é quando o seu valor é reconhecido e consegue conquistar a confiança dos recrutadores. Mas não para por aí. Ser especializado potencializa as chances de ter mais retorno financeiro. Contribui para que o profissional seja percebido como detentor de domínio e entendimento para tomar decisões, desenvolver soluções e galgar novas posições hierárquicas.

Continuar estudando é uma ótima escolha até mesmo para a própria satisfação e crescimento. Para manter o cérebro ativo e expandir horizontes. Para conhecer novas pessoas, ampliar a rede de relacionamentos e construir pontes que podem, futuramente, se reverter em futuras parcerias.

Pensa em um dia lecionar? Está aí outro bom motivo para você ir além da graduação. As instituições de ensino buscam profissionais com, pelo menos, pós-graduação para compor os quadros docentes. Sobram motivos para investir no conhecimento. Nós, da Católica de Santa Catarina, acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento. Por isso, investimos no aprimoramento contínuo de nossos cursos. Estamos muito entusiasmados com as nossas pós-graduações, por exemplo, que estão para começar novas turmas logo mais, em abril.

Para quem gosta dos desafios do ambiente corporativo, teremos cursos voltados para compliance, compras, controladoria, gestão de projetos, governança, indústria 4.0, inovação, Lean Six Sigma, logística, liderança, produção, RH, segurança do trabalho, transporte rodoviário de cargas e vendas. Já a turma da criação poderá potencializar seus conhecimentos em design de interiores.

Teremos opções para quem gosta de esportes e quer aprofundar o embasamento em termos de comunicação, integridade e nutrição. Quem é da área de saúde poderá ficar ainda mais preparado em termos de engenharia clínica e hospitalar, hematologia, hemoterapia e nutrição.

Não esquecemos da turma da tecnologia, não, pois teremos opção de ciências dos dados. Nem do campo jurídico, com o preparo em termos de advocacia empresarial e tributária, criminologia, direito digital e do trabalho, política criminal, justiça restaurativa e mercado imobiliário. Os apaixonados por teologia contarão com aprendizados de bíblia e história da igreja. E contaremos também com a especialização em estética.

As aulas ocorrem nos formatos on-line e semipresencial. Os alunos terão à disposição em todos os dias, durante as 24 horas, materiais didáticos no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O material é responsivo e acessível, inclusive para pessoas com deficiências, e disponibilizado em diferentes formatos, como textos, infográficos, quiz, vídeo aulas, atividades e resumos de cada conteúdo ministrado.

O que não faltam são opções, oportunidades e formas de aprender, pois, ao longo da carreira, passamos por várias funções, mas certamente há uma que não devemos abandonar jamais: a de eternos aprendizes.