“Cirurgia por vídeo de quadril”

Por: Daniel Antonio Wulff

18/09/2018 - 14:09 - Atualizada em: 18/09/2018 - 15:22

A cirurgia do quadril por vídeo vem crescendo muito nos últimos 10 anos. Desde o nosso caso mais famoso do tenista GUSTAVO KUERTEN, que fez cirurgia nos EUA de vídeo de quadril há 20 anos, as técnicas cirúrgicas evoluíram muito. Talvez se a cirurgia dele tivesse sido  realizada hoje com as técnicas mais modernas, o tenista ainda teria jogado mais tempo e prolongado a carreira.

Quando  terminei meus estudos do quadril na Universidade em 2004, a cirurgia de vídeo de quadril ainda estava engatinhando.  Naquela época eu  imaginava que a cirurgia por vídeo de quadril iria aumentar muito, mas o que eu queria naquele momento era voltar para Jaraguá do sul e trabalhar nos hospitais e conhecer e adquirir primeiro experiência da minha pratica diária.

Portanto, foi o que eu fiz,  em 2007 me interessei muito pela cirurgia por vídeo pouco invasiva, fui atrás de cursos e fiquei morando mais um ano em Curitiba aprendendo novas técnicas na traumatologia esportiva da universidade federal. Naquela época a situação dos hospitais era precária em Jaraguá do Sul, não tinham a estrutura de primeiro mundo que possuem hoje.  Mesmo que eu fosse para os EUA naquela época, pouco proveito teria aqui com poucos equipamentos.

Os hospitais cresceram, a comunidade investiu forte nos hospitais , adquiriram excelentes equipamentos de vídeo e imagem compatíveis com os melhores hospitais do mundo, portanto agora este ano me senti preparado para ir para os EUA trazer novas técnicas cirúrgicas de vídeo de quadril para realizar aqui  nos nossos pacientes, sem que eles  necessitem irem para outras cidades.

Faço vídeo do quadril há 3 anos em Jaraguá do Sul, a experiência  foi adquirida, agora é correr atrás das novidades, mas estou muito feliz com os resultados. É uma cirurgia que tem suas indicações precisas.  Apresenta riscos e complicações como todas as cirurgias, converse com o seu médico a respeito.