“Carpaccio de Salmão ao Molho de Ostra: onde experimentar em Jaraguá do Sul”

Por: Comer e Beber

09/07/2018 - 11:07 - Atualizada em: 09/07/2018 - 11:32

Conta a história, que o carpaccio – prato de carne ou peixe crus cortados em fatias – foi inventado em Veneza, na Itália, por Giuseppe Cipriani, fundador do restaurante Harry’s Bar, inaugurado em 1931 e em funcionamento até hoje.

Receba dicas gastronômicas de Jaraguá do Sul e região no seu WhatsApp

A condessa Amalia Nani Mocenigo foi a primeira pessoa a experimentar o prato. Aconselhada pelo médico, ela buscava novas ideias para consumir carnes cruas na tentativa de tratar uma anemia.

A invenção ganhou fama e o mundo. Em Jaraguá do Sul, uma das variações mais requisitadas da criação de Cipriani é o Carpaccio de Salmão ao Molho de Ostra do restaurante San Sushi.

A nova versão une a leveza do salmão cortado em fatias bem finas com a preciosidade do molho de ostra, condimento típico da culinária chinesa. A cebolinha picada e o gergelim finalizam o prato, garantindo o frescor e a crocância na medida certa.

Essa reinvenção rende boas conversas na mesa, afinal não é sempre que uma iguaria pensada para recuperar os níveis de ferro no sangue de uma condessa italiana ganha traços orientais e se revela uma verdadeira experiência gastronômica.

O Carpaccio de Salmão ao Molho de Ostra, trabalhado pelas mãos do chefe Ronald Reis, que entende de peixe e tem a destreza com cortes finos como o sashimi, é uma ótima pedida para aperitivos ou antepastos.

Onde encontrar: Restaurante San Sushi, na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 1179, no Centro. Aberto de segunda à sexta, das 18h45 às 23h30, e aos sábados, até 00h.

Para beber: Vinho que espanta o frio

 

De sobremesa: A nova cara da tradicional cuca