No dia 20 de maio, comemoramos o Dia do Pedagogo. Essa data foi criada em 2015 para reforçar a importância dos profissionais que promovem a educação. O pedagogo é o profissional que media a relação entre ensino e aprendizagem, fortalece e incentiva a construção do conhecimento. É o cientista da educação.

A pedagogia é uma ciência social; está conectada com os aspectos da sociedade e os processos educacionais do local onde é aplicada. O pedagogo é sujeito de transformação de si, do outro e do espaço. Pelo meio acadêmico, esse profissional busca mais qualidade de vida para crianças e adolescentes, com os processos de ensino e aprendizagem sempre em vista

Coincidência ou não, no dia 20 de maio também é comemorado o aniversário de nascimento de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Entusiasta da educação, ele revolucionou o educar dando ênfase a ensinamentos embasados no jeito de Maria, nossa Boa Mãe.

Marcelino Champagnat, em sua grandiosa devoção à Maria, quis desenvolver uma educação integral e de qualidade para todos os jovens que viviam naquela época e região. Seu amor e dedicação à educação fizeram com que seu projeto revolucionário se espalhasse por todo o mundo.

O jeito Marista de fazer pedagogia é pensado no ofício do aluno enquanto sujeito pesquisador, comunicador e solidário. Essas são as características que devem ser aprimoradas durante toda a vida acadêmica de crianças e adolescentes, e cabe ao pedagogo mediar os processos para que os educandos se desenvolvam.

Enquanto pedagoga Marista, reconheço a importância dessa profissão no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. O pedagogo deve estar atento às histórias, aos sonhos, às linguagens, às ações, às expressões e às experiências dos diferentes grupos e sujeitos, para compreender suas diversas leituras, visões, respostas e comportamentos.

Ser pedagogo é estar em constante movimento, encarar mudanças e desafios e sempre, impreterivelmente, ser um entusiasta da educação e acreditar que todos os sujeitos são capazes de aprender. É uma missão nobre. Parabéns a todos os pedagogos!

Álice Paula Balsanelli

Orientadora Pedagógica - Ensino Fundamental Anos Iniciais no Colégio Marista São Luís, Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional