A escola é o ambiente no qual crianças e adolescentes passam grande parte de seus dias. Muitos, inclusive, passam o dia inteiro na escola, no chamado período integral. Isso representa uma grande responsabilidade para a escola, pois estar ali neste período deve ser sinônimo de estar em um ambiente que proporciona e potencializa o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e das funções executivas cerebrais, que serão importantes e necessárias durante toda a vida das crianças e dos adolescentes.

No Colégio Marista São Luís, os alunos e professores do período integral são como uma grande família. Os estudantes possuem rotinas definidas e estabelecidas de acordo com as suas atividades individuais. São estabelecidos horários de almoço; de descanso ou soninho; de tarefas e estudos; hora para os lanches; oficinas e momentos de leitura e de brincadeiras como de casinha, pular corda, escorregar no tobogã, peças de montar e tantas outras atividades realizadas pelos estudantes.

Segundo alunas do 3º ano que frequentam o período Integral no Colégio Marista São Luís, “o integral é legal porque a gente pode brincar juntas”. Para uma aluna do 4º ano, o período “é muito divertido e tem professoras para nos acompanharem nas tarefas”.

Durante todos os momentos e atividades, há a integração entre alunos de diferentes idades. Alunos mais velhos e mais novos se ajudam e se cuidam com verdadeiro companheirismo de irmãos, demonstrando que sabem colocar em prática o valor Marista do “espírito de família”. Esses momentos são fundamentais para trabalhar as relações interpessoais e fomentar relacionamentos pautados no respeito, na colaboração e tolerância, valores que acompanharão esses estudantes pelo resto de suas vidas.

O valor da “presença significativa” também é observado nas ações entre professores e alunos, principalmente em momentos de escuta, acolhimento e brincadeiras. Ser presença é oferecer um olhar atento nos momentos de estudos e tarefas, acompanhar a realização das oficinas e participar nos momentos das brincadeiras.

O período integral no Colégio Marista São Luís traz o Carisma Marista a cada segundo. Toda a sua estrutura é pensada e planejada almejando sempre o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos éticos e solidários, protagonistas de suas vivências.

Álice Paula Balsanelli é Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais no Colégio Marista São Luís, formada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional