“Conheça a Conexão XXI, disciplina que estimula os estudantes a desenvolverem o pensamento crítico”

Foto divulgação

Por: Colégios Marista - São Luis

02/08/2021 - 16:08 - Atualizada em: 02/08/2021 - 16:33

O século XXI transformou o mercado de trabalho e a forma como as pessoas, conectadas às mídias digitais, se comunicam e se relacionam com a cultura. Essas mudanças se refletem na forma de ensinar: novas competências e habilidades devem ser desenvolvidas no âmbito educacional, pois tornaram-se relevantes para o exercício da cidadania.

Com o olhar atento à atualidade, o Colégio Marista integra em seu currículo dos Anos Finais — do 6º ao 9º ano — uma disciplina denominada Conexão XXI. Implantada em 2020, ela busca desenvolver as habilidades do século, tendo como referência as competências pautadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Conexão XXI é voltada à pesquisa, integrando diversas áreas de estudo a fim de desenvolver o pensamento científico e crítico; a criatividade; o repertório cultural; a comunicação e a argumentação; a cultura digital; o autoconhecimento e o autocuidado, bem como o direcionamento ao projeto de vida.

Para isso, cada série explora uma das áreas de conhecimento. No 6º ano, a disciplina trabalha Linguagens e Códigos. Os estudantes são incentivados a ampliar o seu repertório cultural, pesquisando sobre personalidades, músicas, esportes e escritores. Depois, elaboram um podcast com os aprendizados.

No 7º ano, a Conexão XXI entra nas Ciências Humanas e motiva os estudantes a analisar a cidade de Jaraguá do Sul sob os aspectos de mobilidade urbana, segurança e meio ambiente. O resultado desta investigação é a apresentação de um projeto de intervenção com sugestões de melhorias para a cidade.

A área de Ciências da Natureza é explorada pelo 8º ano. No projeto “Fake ou News?”, os alunos e os professores são convidados a refletir sobre o fazer científico, investigando situações que têm interpretações divergentes e buscando referências para que se tornem capazes de julgar as informações que recebem.

Já no 9º ano é a vez da Matemática e suas Tecnologias, com a construção de uma ponte treliçada feita de macarrão espaguete. Ao longo das aulas, são realizadas enquetes sobre o engajamento ao projeto, as motivações para a confecção da ponte e os conhecimentos adquiridos ao longo do processo.

A Conexão XXI é um momento para inovação no ambiente escolar, pois amplia as habilidades e competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.

Maira Bachmann Wroblewski (coordenadora de Segmento dos Anos Finais e Ensino Médio) e Sandra Michelluzzi (docente de Conexão XXI do 6º e 7º ano).