“Como contribuir com o processo de alfabetização do meu filho?”

Foto divulgação | Colégio São Luis Marista

Por: Colégios Marista - São Luis

04/05/2021 - 09:05 - Atualizada em: 04/05/2021 - 11:01

Se você começou a ler este artigo já deu um passo muito importante. Você é o maior exemplo na vida de seu filho. A criança sente seu interesse e envolvimento e todo o aprendizado acontece com mais naturalidade.

O processo de alfabetização se inicia muito antes de percebemos. Desde o nascimento, a criança tem curiosidade e vontade de aprender. Incentivar as primeiras palavras, contar os dedinhos, cantarolar, contar histórias e até mesmo nomear os objetivos durante uma brincadeira, são práticas que contribuem para o processo de alfabetização. No início da vida escolar, a brincadeira de massinha, de roda, o jogo de arremessar a bola ou empilhar blocos, os primeiros rabiscos e os contatos com os livros contribuem com a aprendizagem. A criança explora o mundo por meio do tato, de formas, de cores, da música, e também começa sua socialização relacionando-se com colegas, professores, e em casa com seus familiares. Todos esses estímulos são importantes para que o aprendizado aconteça de forma natural.

O nosso código alfabético foi inventado pelo ser humano e nenhuma criança aprende sozinha as letras, sílabas e palavras. É preciso mediação e estímulo, bem como, requer perceber a funcionalidade deste aprendizado para sua vida, para que ocorra de forma significativa.

Algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática diariamente e irão propiciar conquistas imensas para seu filho são: incentivar o hábito de leitura demonstrando que você também lê, sejam livros, revistas, notícias na internet ou panfletos do supermercado; estimular a ampliação do vocabulário ensinando palavras novas, pronunciando de forma clara; contar histórias e permitir que a criança reconte de sua maneira; brincar de identificar as letras e os sons das palavras; demonstrar interesse pelo que a criança faz na escola, incentivar que ela conte algo que aprendeu, ou que mostre uma atividade desenvolvida; e, elogiar sempre! Cada novo passo dado é uma vitória, uma criança que nota a confiança de sua família em seu potencial, empodera-se e alcança com mais desenvoltura os próximos passos.

Algo é certo e comprovado pelos estudiosos: alimentar expectativas e pressionar a criança nesta fase de aprendizado não é saudável. A criança aprende muito mais fácil através da ludicidade, da brincadeira e das emoções. Proporcionar momentos agradáveis que envolvam o mundo da leitura e da escrita alimentará sensações e memórias positivas que auxiliarão na alfabetização. É preciso tornar esse momento significativo, afetuoso e desafiador, um momento aguardado pela criança, um mundo de alegrias, descobertas e vivências inesquecíveis!

Gisele Medeiros é professora no Colégio Marista São Luís, formada em Pedagogia, com especialização em Práticas Pedagógicas, Gestão escolar e em Neuropsicopedagogia Clínica e institucional.