“Aulas de música no mundo virtual”

Por: Colégios Marista - São Luis

01/03/2021 - 12:03 - Atualizada em: 01/03/2021 - 12:52

Em 2020, as aulas de música passaram por desafios constantes no mundo virtual e, com isso, despertaram-se várias possibilidades de aprender musicalmente. Gravações de aulas práticas, explicações e audições de ritmos, músicas e diferentes fontes sonoras, composições e experimentações musicais fizeram parte do leque no aprendizado.

A música passou a ser estudada e vivenciada na casa de cada estudante, no espaço de aprendizagem de cada lar, com objetos, instrumentos e trocas de experiências, mesmo com os “delays” (atrasos na transmissão) das aulas virtuais. Composições e criações surgiram dentro de vivências (na Linguagem Musical) bem como em outras matérias articuladas às aulas de Arte e Música.

Ritmos foram estudados e escolhidos pelas turmas dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental, criando letra a partir dos conhecimentos prévios e conhecimentos construídos no processo de aprendizagem diante de conteúdos e projetos desenvolvidos nas aulas com as professoras de cada turma. Aos poucos a tela virou palco, a turma se tornou compositora, intérprete e muitos alunos se despertaram a conhecer e aprender a tocar um instrumento.

O brincar, criar e executar despertou a vontade em muitos de tocar um instrumento musical que estava guardado dentro de um armário ou uma gaveta, ou que já fazia parte da história da família, um teclado, piano, flauta, violão, violino, percussão, bateria, contrabaixo, xilofone, metalofone, além de criações de instrumentos alternativos ou apenas efeitos sonoros utilizando até brinquedos sonoros.

Muitos gêneros foram ouvidos, de MPB à música clássica, muitas histórias se encheram de sons e muitas viagens se fizeram pelo mundo, por diferentes culturas, épocas e estilos. Uma turnê se fez entre músicos e compositores chegando à cultura musical do nosso Brasil! Nossa história cultural musical cheia de ritmos e cores.

Vários artistas surgiram nas aulas virtuais, inspirados pelas possibilidades do mundo virtual. E como faria a plateia ao final de uma apresentação: uma salva de palmas a todos que fizeram das aulas virtuais uma realização!

Arte precisa ser vivenciada, sentida e contemplada! A música nasce conosco, pulsa dentro do nosso organismo antes mesmo de nascermos. Nosso universo é sonoro, basta fechar os olhos, respirar fundo e ouvir o seu coração. Em 2021 vivencie e ouça música!

Eliana Dumke Haffermann
Professora de Música, Linguagem Musical,
Pedagoga e Especialista em Educação Musical