“Resgatando tradições”

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Clube Baependi

19/09/2019 - 14:09 - Atualizada em: 19/09/2019 - 14:50

Resgatando mais uma vez as tradições, essa semana a Coluna do Baependi irá falar sobre a Schützenfest.

A Schützenfest ou Festa do Tiro é um evento tradicional, originalmente constituído no noroeste da Alemanha, assim como na Baviera e no Brasil, realizada pela sociedade de atiradores (Schützenverein na língua alemã).

Inicialmente, as sociedades recreativas de esporte e lazer, como são conhecidas hoje, eram corporações de atiradores, originárias da Bélgica, Holanda e norte da França e, mais tarde, no século 14 na Alemanha.

O objetivo dessas instituições era bélico e elas preparavam seus membros para saberem manusear e usar corretamente as armas em caso de guerras.

Em tempos de paz, os atiradores membros desses grupos realizavam disputas para obter o título de melhor atirador e a esse título foi atribuído o nome de “Rei dos Atiradores”. Posteriormente essas grandes competições passaram a ser grandes festas populares.

Com o passar do tempo e o fim das guerras, essas sociedades passaram a ser entidades esportivas e recreativas. As festas de Rei passaram a ser um grande acontecimento nas cidades alemãs, envolvendo diversas localidades e foi daí que passaram a se chamar Schützenfest.

Grande parte do sul foi colonizada pelos alemães e foram eles os responsáveis por manterem essas tradições nos locais por eles colonizados.

Assim como a cidade de Jaraguá do Sul, o Clube Atlético Baependi preza muito pelas tradições e é por isso que todos os anos organizamos, no Clube, a Noite Alemã, que este ano será celebrada no dia 4 de outubro.

A Noite Alemã exalta a cultura e gastronomia germânica, com um grande baile que será animado pela orquestra La Montanara.

No CAB é disputado anualmente o título de rei e rainha do tiro da Schützenfest, além de realizar um grande desfile pelas ruas de Jaraguá do sul para apresentar nossas majestades e levá-los para o local do evento.

Este ano, a Schützenfest será realizada de 7 a 17 de novembro, serão ao todo 16 sociedades participantes. Além da já tradicional competição de tiro ao alvo, o evento irá contar com bandas, gastronomia típica, danças folclóricas, muito chope e alegria.

Vale lembrar que a Schützenfest se consolidou como uma autêntica festa alemã e seu objetivo é a manutenção das tradições e dos costumes germânicos.

Que tal desfilar junto com a família Baependi e fazer parte de mais essa grande tradição de Jaraguá do sul? Venha para o Clube Atlético Baependi.

Jeferson Luis Jacobi – 2º Secretario