“Baependi para todos”

Sócio Vitor Gabriel Pereira com sua personal Prof. Édina Gubert Ferreira. | Foto Divulgação/Baependi

Por: Clube Baependi

24/10/2019 - 13:10 - Atualizada em: 25/10/2019 - 11:17

Hoje, a coluna do Baependi vem tratar sobre um tema que transcende uma questão jurídica, sobretudo porque vem tratar sobre um ambiente de igualdade entre todos os desiguais.

Parte da população é composta por pessoas que sofrem com algum tipo de dificuldade ou limitação, seja ela permanente ou temporária. Essas pessoas são portadoras de alguma deficiência e todos os dias se deparam com as mais diversas adversidades.

Os cadeirantes, por exemplo, sofrem com calçadas com níveis diferentes, buracos, degraus e escadarias, assim como ausência de rampas, dificultando imensamente a tão desejada locomoção.

No entanto, não se pode deixar de reconhecer que o tema vem sendo objeto de preocupação da sociedade brasileira, que hoje está mais consciente e sensível a estas limitações e, por isso, no ano de 2015, foi promulgada a Lei nº 13.146.

Conhecida também como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Assim, quando adotamos um conjunto de medidas capazes de eliminar as barreiras sociais, principalmente físicas, asseguramos às pessoas com deficiência o acesso as condições necessárias para a plena e independente fruição de suas potencialidades e convívio social, dando a elas o direito de ter acessibilidade.

O pequeno Vitor Gabriel Pereira, sócio do Clube Atlético Baependi. | Foto Divulgação/Baependi

E é neste contexto que o Clube Atlético Baependi há anos vem investindo em obras e adequações necessárias para receber todos os sócios e visitantes, sem qualquer tipo de distinção, sobretudo com a possibilidade de a pessoa com deficiência, ou com mobilidade reduzida, usufruir dos espaços, podendo desta forma ter segurança e autonomia na locomoção.

Não se trata tão somente de cumprir a legislação ou as medidas administrativas, mas acima de tudo, de cumprir um compromisso social com todos aqueles que frequentam as dependências do Clube.

Sendo assim, diversos são os ambientes preparados para receber pessoas com deficiência física, tais como: salões de festas com elevadores para o acesso, saunas com todo o preparo, quadras de tênis com rampas de acessibilidade, estande de tiro (novo) com todas as adequações, banheiros PNL em vários departamentos, estacionamentos reservados, dentre outros espaços ou departamentos projetados para receber a todos com igualdade.

O Clube Atlético Baependi, inclusive, já recebeu o paratleta profissional Ymanitu Silva, que brilhou nas quadras de tênis, dando um show de força e garra, dando orgulho ao Clube pelo trabalho realizado em prol das pessoas que possuem algum tipo de limitação.

No nosso Clube Baependi é respeitada a lei de acessibilidade, é valorizado o direito garantido aos portadores de deficiência e defendido o direito à igualdade, porque entendemos que a conquista da autonomia pelos deficientes vai além da convivência física com seus desiguais, ela envolve também o desenvolvimento de culturas, convívio social e recreativo, práticas desportivas e educacionais, bem como, demais atos que eliminem as barreiras do preconceito impostas aos deficientes.

Egon Trapp Junior – 1º Vice Presidente e Diretor Jurídico