“As recomendações para o consumo diário de sal e sódio”

Por: Caroline Pappiani

08/05/2019 - 08:05 - Atualizada em: 08/05/2019 - 08:17

O sal é um ingrediente culinário extremamente importante para a nossa alimentação. Imagina o quão sem graça seria consumir uma refeição isenta de sal, mas é importante tomar conhecimento da recomendação para o seu consumo diário.

Para a população em geral, ou seja, aqueles indivíduos que não apresentam contraindicação para o consumo do sal (hipertensão arterial sistêmica, por exemplo), aconselha-se a ingestão de cinco gramas (uma colher de chá rasa) por dia.

Porém, um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o consumo médio diário de cada indivíduo é de 9,6 gramas de sal. Esse valor é praticamente o dobro da recomendação. Então, por que será que as pessoas estão consumindo tanto sal a mais do que o recomendado?

Afinal, sal e sódio são a mesma coisa?

Quando esse valor é convertido para o sódio surgem inúmeras dúvidas. Sal e sódio são a mesma coisa? Na verdade, o sódio é um dos componentes do sal. Para ser mais preciso, 40% do sal é sódio. Nesse sentido, se a recomendação de sal é de cinco gramas por dia, a de sódio seria equivalente a dois gramas por dia.

Sim, apenas dois gramas. Nesse momento é que devemos tomar ainda mais cuidado. Isso porque o sódio está presente em muitos produtos industrializados e comidas prontas congeladas. Você sabe identificar o sódio nesses produtos? Porque ele pode estar mascarado com outros nomes.

De forma geral, podemos encontrar o sódio no próprio sal de cozinha, nos embutidos (presunto, salame e similares), nas conservas, congelados, temperos prontos (pó e/ou caldo), molho de soja (shoyu), salgadinhos (chips), entre outros.

Esse acaba sendo o maior problema do consumo desse ingrediente, pois as pessoas acabam perdendo a noção do quanto elas estão consumindo de sal e, consequentemente, de sódio.

Quantificando o consumo

Só para dar um pequeno exemplo dessa discrepância, um sachê daquele tempero em pó (da propaganda do amor) contém mais de um grama de sódio. Isso mesmo, um único sachê! E sabe aquele caldo de carne (da marca da galinha)? Um cubo contém aproximadamente dois gramas de sódio, ou seja, a quantidade máxima recomendada para o dia todo.

Conseguiram entender como é fácil atingir e ultrapassar essas recomendações? Se você for somar o sal de cozinha com o tempero em pó, o tempero em caldo, mais todos os outros produtos que você consome, torna-se fácil extrapolar o consumo diário de sal e sódio.

Por isso, fique atento! Não seja mais enganado pelas propagandas e embalagens. Leia o rótulo dos alimentos, diminua o consumo dos produtos industrializados e preste atenção no consumo de sal e sódio da sua família.

Quer receber as notícias no WhatsApp?