“Manutenção de acordo entre MDB e PP define novo presidente da Câmara de Guaramirim”

Foto: Divulgação/Câmara de Guaramirim

Por: Áurea Arendartchuk

17/01/2020 - 06:01

O vereador Romeu Butschardt Junior, do PP, é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim. Duno, como é conhecido, foi eleito na manhã de quinta-feira (16) durante sessão extraordinária convocada para definir o novo presidente após a renúncia de Osny Bylaardt (MDB) na quarta-feira (15) que comandou a casa no ano passado.

Por um dia, no lugar de Bylaardt, quem assumiu a presidência até a votação da presidência foi o vice, vereador Ramon Castro (PSD).

Duno que se licenciou da Câmara em junho de 2018 para assumir a Secretaria de Esporte e Lazer de Guaramirim, tendo sua vaga ocupada pelo suplente Admar Paludo (PP), retornou agora à Câmara para que pudesse concorrer à vaga de presidente e cumprir o acordo feito em 2017 em que os pepistas e medebistas combinaram em se revesar no comando da Câmara.

Acordo que veio sendo cumprido até agora com Bylaardt (MDB) em 2017, Ernesto Friedemann (PP) em 2018, Bylaardt novamente em 2019 e neste ano o vereador Duno. A que tudo indica Paludo vai assumir a secretaria de Esporte e Lazer no lugar de Duno.

Mas quase que o acordo vai por água abaixo. Para surpresa dos que sabiam e confiavam nele, ontem surgiu outra chapa para concorrer encabeçada por Charles Longhi (MDB). Apesar da tentativa de desmantelar o acordo, prevaleceram os votos favoráveis ao presidente da base do governo.
Duno conseguiu a presidência com seis votos favoráveis contra três da chapa de Longhi. Os demais componentes da mesa diretora da Câmara serão definidos nos próximos dias.

O novo presidente Romeu Butschardt Junior, disse que pretende dar continuidade ao trabalho realizado pelos presidentes até agora na Câmara e que vai se pautar no diálogo com todos os vereadores.

”Em 2017, quando entrei na Câmara, tínhamos 99% dos projetos aprovados por unanimidade. Espero que possamos ter este índice novamente este ano, sempre respeitando, é claro, a opinião de todos os vereadores”, comentou.

Foto: Divulgação/Câmara de Guaramirim

 

Estado recebe lote com mais 28 mil doses de vacina

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), recebeu na quinta-feira (16), mais 28 mil doses da vacina pentavalente. A imunização protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b. As doses já estão liberadas para que as 17 regionais de saúde façam a retirada em São José.

Esse é o segundo lote de vacinas recebido pelo Estado neste ano. O primeiro, com 27 mil doses, chegou no dia 10 de janeiro.
A redução no quantitativo de doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado começou em maio do ano passado. Nos meses de maio e junho de 2019, veio uma cota reduzida em cerca de 50%. Em julho de 2019, foi recebido 44% do lote mensal.

CURTAS

Aprovados

Os vereadores realizaram a primeira sessão extraordinária de 2020 ontem (16), para votação de quatro projetos de lei encaminhados pelo Executivo Municipal em regime de urgência. O PL nº 3/2020, aprovado por unanimidade, autorizou a abertura e reforço de crédito especial no orçamento da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, para promover a readequação orçamentária no valor total de R$ 690,8 mil, para atender despesas com a implantação de rotatória no entroncamento das ruas Antônio Machado e Lino Piazera, no bairro Santo Antônio e pavimentação asfáltica da rua Calixto Domingos Borges, em Nereu Ramos. Conexo a este projeto, o PL nº 4/2020, inclui estas ações no Plano Plurianual 2018/2021.

Outra sessão

Já os Projetos de Lei 01 e 02/2020, que destinam recursos para o esporte jaraguaense, receberam pedido de vista do vereador Ademar Braz Winter (PSDB). Em função da urgência na aprovação das duas matérias, o presidente Dico Moser convocou nova sessão extra para esta sexta-feira (17), às 11h.

Doações

Levantamento divulgado na mídia nacional aponta que a Seguradora Líder, responsável pela cobrança do DPVAT, atendia pedidos e fazias doações a políticos de diferentes partidos que podem ter agido à seu favor. Parlamentares do PSB e do PSL beneficiados teriam sido responsáveis pela suspensão da CPI do DPVAT em 2016, que foi finalizada sem parecer. Uma auditoria nas contas da seguradora apontou a transferência de R$ 94 milhões para empresas ligadas à integrantes do diretório nacional do PSL, incluindo os filhos de Luciano Bivar, presidente do partido.

Tecnologia

O governo federal facilitou a disponibilização dos Apps do Executivo, com a criação de “lojas próprias” dentro da Play Store e da Apple Store. Por meio desses espaços, o cidadão pode encontrar programas elaborados pelas diversas instituições que compõem o governo. Essas aplicações possibilitam acessar serviços e facilitar o atendimento em algum órgão público federal. Quem desejar encontrar as lojas deve buscar por “governo do Brasil” em cada uma delas. Na Play Store, disponível também na web para desktops, o link está disponível. Já a Apple só disponibiliza dentro de suas plataformas.

Disponibilidade

Já foram incluídos 40 Apps, que até o ano passado já tinham registrado 7 milhões de downloads. Os mais baixados foram os do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. Outro lançado foi o da carteira estudantil digital.

Juiz de Garantias

O prazo para a aplicação do juiz de garantias foi estendido para seis meses. O presidente do STF Dias Toffoli considerou a medida constitucional, mas adiou sua vigência para que o Judiciário tenha condições de se adequar. A nova regra aprovada no pacote anticrime determina que um único processo seja conduzido por dois juízes diferentes.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger