Não foi apenas a exoneração do secretário de Educação de Jaraguá do Sul Rogério Jung, pelo prefeito Antídio Lunelli (MDB) na sexta-feira (27) e logo em seguida o anúncio de nomeação da servidora Ivana Atanásio Dias como o novo nome a frente da Secretaria, que mudou no cenário político em Jaraguá do Sul. A mudança maior será o fato de Jung assumir sua vaga de vereador na Câmara jaraguaense, o que tira de cena Jaime Negherbon (MDB) que tinha assumido a vaga quando Jung foi para a Prefeitura.

Em nota enviada à imprensa pela assessoria do prefeito Lunelli ele explica o motivo que levou a exoneração do secretário e que seria por uma declaração contrária ao que Lunelli anunciou recentemente, sobre a reabertura do Centro Municipal de Educação Infantil no bairro Boa Vista que foi fechado, por medida do então secretário, no fim do ano passado.

O motivo dado na época por Jung, seria que o local era pequeno e o custo para manutenção seria muito alto. O fechamento da creche gerou revolta na comunidade e este ano, o prefeito anunciou que faria as adequações necessárias para a reabertura do espaço. O estopim que levou a exoneração foram as declarações que Jung fez a uma rádio local e que motivaram o prefeito a exonerá-lo. Fato que se justifica no começo da nota:

“Devido às últimas declarações à imprensa, comunico a exoneração do Secretário de Educação Rogério Jung”. Depois a nota segue: “Rogério desempenhou um excelente trabalho frente a Secretaria Municipal de Educação, e com sua habilidade de gestão, qualificou a educação de Jaraguá do Sul, com destaque no cenário nacional.

O fechamento da creche do Boa Vista me incomodou desde o princípio. Se há a possibilidade de a gente investir no local, dar uma estrutura mais adequada à comunidade e tranquilidade às mães que trabalham pesado no seu dia a dia, não vejo motivo para que a administração pública não estude as alternativas.

Não tenho preocupação política com a possibilidade de que ele vá fazer oposição na Câmara a um governo que ele integrou por quase três anos. Seria falta de coerência, o que não combina com o homem que convivi nesse período”, destacou o prefeito.

 

Veja também:

 

Vaga

Consultado Jung disse que não iria se pronunciar sobre sua saída da Prefeitura, mas resumindo disse: “fiz meu trabalho e sigo com o que acredito.” Sobre o fato de assumir a Câmara, Jung informou que na próxima segunda-feira pretende encaminhar seu retorno para que, se possível, já na terça-feira (1º de outubro) possa participar da sessão.

Rogério Jung foi eleito vereador no pleito de 2016 pela mesma sigla do prefeito e saiu da Câmara para ocupar o cargo na Administração Municipal em 2017. No lugar de Jung quem assumiu foi o suplente Jaime Negherbon.

Jaime disse que já foi comunicado que Rogério Jung vai assumir a vaga na Câmara e deve sair com tranquilidade, ciente do trabalho que fez no Legislativo. Segundo Negherbon quem avisou sobre a exoneração do secretário e o fato dele voltar para a Câmara foi o próprio prefeito Antídio.

Sobre a nova secretária

O nome da servidora de carreira Ivana Atanásio Dias para comandar a secretária de Educação de Jaraguá do Sul foi definido pelo prefeito Antídio Lunelli (MDB), menos de duas horas depois do anúncio da exoneração do secretário Rogério Jung, na sexta-feira (27).

Formada em Letras e em Direito, Ivana é servidora efetiva da Prefeitura de Jaraguá do Sul desde 1998, com cargo de origem de professora de português. Na Secretaria de Educação atuou ainda como coordenadora dos docentes de português.

Também foi 11 anos professora da rede privada e quatro no ensino superior. Além disso, Ivana foi durante quatro anos gerente do contencioso da Procuradoria-Geral e nos últimos três desempenhou a função de gerente de atos legislativos, acompanhando todos os processos da Secretaria de Educação.

 

CURTAS

Possibilidade

Corre nos bastidores que por causa do atrito entre o prefeito jaraguaense Antídio Lunelli e o ex-secretário Rogério Jung, ele pode sair do MDB e filiar-se ao PSL, partido do governador Moisés e do presidente Bolsonaro. Indo para o PSL, Jung pode ser um nome do partido para ser candidato a prefeito no pleito do ano que vem. E a vice dele seria a servidora de carreira da Prefeitura Bete Borba.

Ampliação

O líder de governo na Câmara jaraguaense vereador Pedro Garcia (MDB), falou esta semana em sessão, sobre as tratativas de ampliação da estrutura de atendimentos do escritório da Cidasc, em Jaraguá do Sul.

O parlamentar vem trabalhando há meses nesta questão. Segundo Garcia, em resposta à reivindicação deve ser assinado um termo convênio de cooperação técnica entre Prefeitura e Cidasc para cedência de servidores efetivos que auxiliarão nos atendimentos, um veterinário para trabalhos de inspeção e um funcionário para atendimento ao público.

“Com essas contratações será possível desenvolver mais projetos, sendo um grande incentivo aos agricultores”, comentou o vereador.

Outubro Rosa

A abertura da programação do Outubro Rosa, realizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul, inicia neste domingo (29) com uma missa, à 9h, na Igreja São Sebastião, no Centro.

A programação do Outubro Rosa contará com atividades durante todo o próximo mês que vão desde palestras, pedágio, caminhada e a distribuição de 50 sacolinhas para carros com material informativo para a Associação de Taxistas de Jaraguá que também apoia a causa. Dia 19 de outubro também será marcado pelo Dia D da campanha quando serão doados exames de mamografia pela Rede.

 

Voluntariado

Atualmente na Rede Feminina de Jaraguá são realizados 400 exames preventivos por mês, além da assistência a mulheres mastectomizadas, sessões de ioga e reike e atendimento de fisioterapeuta, acupunturista e psicólogo para pacientes com câncer (seja homens, mulheres ou crianças) encaminhados por meio de consulta no Sistema Único de Saúde (SUS). Contribuem com a Rede jaraguaense um total de 100 voluntárias.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger