Ao definir o estudo preliminar de uma residência, e posteriormente o anteprojeto, é essencial avaliar o número de cômodos que deverão ser contemplados, assim como os respectivos banheiros, para atenderem a demanda dos moradores e eventualmente visitantes, utilizando para esta finalidade os lavabos.

Há algum tempo, acreditava-se que o lavabo era somente designado para grandes residências e mansões, não tendo acessibilidade para o público em geral. Após esta quebra de paradigmas, observamos que uma grande tendência na inserção de lavabos na arquitetura de interiores vem sendo aplicado em todos os tipos de residências, apartamentos de pequeno porte e geminados, onde geralmente seus banheiros estão situados no piso superior.

O lavabo é conhecido como o banheiro social da residência e geralmente é o “cartão de visita” da casa, já que ele é mais utilizado pelos convidados. Com isso é importante ousar na decoração, mas lembrando sempre de harmonizar com o restante dos ambientes.

Um dos fatores importantes no início da concepção do projeto, é prever a localização adequada para o lavabo. Deve estar ligado à área social ou hall comum (entrada), e também deve-se observar se o local é próximo da área onde já existem tubulações de água e esgoto.

O modo de projetar funciona igual a um banheiro normal, com escolha de revestimentos e pinturas combinados com o layout dos equipamentos sanitários. O estudo das cores, tanto nos itens principais e decorativos deve combinar entre si, para que não destoe muito e transfira informações demais nesse ambiente.

Para dar ainda mais amplitude ao lavabo, sua arquitetura e decoração precisarão ser bem planejadas. Primeiro, tentando, ao máximo, jogar com todos os itens para um lado do cômodo, deixando uma faixa livre de circulação do outro lado. Quanto ao aspecto decorativo, a dica é não sobrecarregar o espaço com muitos elementos para que ele não perca sua funcionalidade. Os itens principais de um lavabo são o vaso sanitário, pia e espelho, assim podemos incrementar com itens decorativos como: vasos de flores, cestos, tapetes, mesas pequenas para se encaixar embaixo da bancada, toalhas bonitas e luminárias pendentes.

Recomendam-se cores claras e neutras, e quando possível, incluir listras verticais, que causam a ilusão de um espaço mais amplo. Uma ótima opção é utilizar papel de parede, uma alternativa fácil e prática para dar upgrade na decoração. Pisos com padrões geométricos e florais seguem como tendência em 2022. Esses padrões são mais comuns nos ladrilhos hidráulicos, nas cerâmicas e nos pisos vinílicos e são ótimas opções para lavabos por serem à prova d’água.

A iluminação será também ganhará muito destaque. Opções muito utilizadas são os rebaixos de forros com sancas, plafons embutidos e spots com lâmpadas direcionadas, também arandelas, luminárias pendentes ou faixas de LED ao redor do espelho.

Um lavabo bem decorado faz toda diferença, por que não ter um assim?

Imagem divulgação Eixo 11

Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram