“Tendências em Revestimentos e Acabamentos na Arquitetura”

Foto Expo Revestir Roca

Por: Eixo 11

16/03/2022 - 07:03

EXPO REVESTIR, a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina completou 20 anos, nesta edição de 2022. Muitas atrações e inovações são norteadas em torno dos lançamentos e tendências mundiais para arquitetura e design de interiores.

Entre as tendências que se destacaram são os revestimentos que rementem aos materiais naturais: pedras, tecidos, marmorizados com veios em todas as tonalidades, ladrilhos hidráulicos coloridos, com predominância na cor terracota nos revestimentos em porcelanato e MDF, valorizando o aspecto visual natural destes produtos.

Foto Portobello ExpoRevestir

Muitas marcas apostam em casas com mais personalidade, mais ousadia e mais afetividade. A Ceusa, por exemplo, explorou a sobreposição de cores exuberantes, utilizando referências antigas para reinterpretar os desenhos, como o Art Deco, o xadrez e o Movimento Memphis. Destaca-se a valorização das tramas, contudo transladadas para a cerâmica.

Foto Expo Revestir Ceusa

Uma presença marcante foi a Roca Cerâmica que apresentou cerca de 80 lançamentos com soluções para todas as necessidades do lar. Tons da natureza, estilo cozy e SuperFormatos são algumas das apostas para o ano. As tendências aliam o que há de mais novo em tecnologia com os principais anseios e tendências mundiais.

Foto Expo Revestir Roca

Um momento de grande evidência, foi o lançamento da Portobello, com a coleção UNLTD Dreams de 2022. A Linha Soma traz a reprodução do concreto em porcelanato com peças lisas e estampadas em grandes formatos, linhas geométricas com destaque para os maxiladrilhos e, a integração entre natureza e concreto em seus projetos. A Linha Oh!Take, em grandes planos de lastras, onde o uso de cor foi predominante como inspiração para a nova linha, além das curvas e do concreto. É composta por grandes formatos de até 2,70m, apresentando também peças cimentícias com curvas e modelos escultóricos, que em par de ondas criam efeitos de luz e sombra tocando a parede em apenas dois pontos.

Já nos acabamentos sanitários, a Deca apresentou as cubas Slim, cubas de inox, banheiras e acessórios de bancada. O foco no detalhismo destaca-se pela nova cuba de sobrepor assinada por Arthur Casas, em exclusiva tonalidade Stone. O design tem como forte característica a praticidade e organização. Em uma proposta inovadora do metal aplicado ao centro da cuba, a estrutura concentra a molhadeira e evita respingos na bancada. A peça também acomoda o kit de acessórios opcionais em louça e madeira, privilegiando o mix de materiais com conforto, além da estética.

Uma grande inovação apresentada pela Docol, foi o Misturador Monocomando Naiade. No quesito tecnologia, a marca traz a evolução do misturador, na versão Vox com sistema exclusivo de acionamento por voz. Basta pedir que ela fornece água na quantidade desejada, dispensando o uso das mãos, através de comandos pré-definidos que são mais comuns, seja para encher um copo de água, uma jarra ou até comandos personalizados, como “Doc Vox, encher panela de macarrão”.

Foto divulgação Docol | Exporevestir

Valorizando o Universo das Tintas, o grande destaque foi para a Coral, que lançou suas novas cores 2022, sendo a Cor do Ano 2022 da Coral: Melodia Suave. Clara e arejada, traz novos ares e redescobertas para diferentes espaços. Segundo a marca, a decisão da cor Melodia Suave, um tom azul-claro, reflete seu estudo de tendências de comportamento, o ColourFutures. As reflexões sobre os efeitos de uma pandemia, guiaram o trabalho que traduz os anseios e necessidades de uma população que tem vivenciado experiências singulares. Combine a Cor do Ano 2022 da Coral com tons multicoloridos para criar espaços animados, revigorantes, flexíveis que funcionam para viver, trabalhar, relaxar e muito mais. Fresca e leve, a cor do ano reflete a imensidão do céu, traz um toque de natureza para o espaço interior e ilumina os ambientes da casa.

Foto Divulgação | Coral

Um mix de modernidade, beleza e inovação tecnológica marcaram a 20ª Edição da ExpoRevestir, onde cerca de 200 expositores apresentaram as principais novidades e tendências que orientarão a criatividade dos profissionais nos projetos e empreendimentos de 2022 e início de 2023.