“Energia solar vale a pena?”

Foto Divulgação

Por: Eixo 11

04/06/2019 - 13:06 - Atualizada em: 04/06/2019 - 13:07

Você já deve ter ouvido falar das vantagens do uso da energia solar nas residências, mas tenho certeza que também já se perguntou: “será que realmente vale a pena?”.

A resposta é sim! Além de trazer economia e retorno do investimento no prazo médio de cinco anos, a energia solar é limpa, renovável e colabora com a sustentabilidade do planeta.

Principais pontos sobre o sistema de energia solar fotovoltaica:

Funcionamento: os painéis solares captam a luz solar através de células fotovoltaicas e a transformam em energia elétrica de corrente contínua. O inversor converte a energia contínua para corrente alternada, formato utilizado nas tomadas.

Você pode cadastrar mais de uma unidade consumidora, desde que estejam vinculadas no mesmo CPF ou CNPJ, para redução da conta de energia elétrica. E caso produza energia excedente, segundo a Resolução 482/12 da Aneel, vai virar um crédito para você e esses créditos têm 36 meses de validade contando do mês que foi criado.

Benefícios:

  • Redução de até 95% da sua conta de luz;
  • Valorização do imóvel;
  • Utilização de uma tecnologia inovadora amiga do meio ambiente;
  • Redução da produção de gases poluentes;
  • Painéis solares são resistentes a chuvas de granizo, então possuem resistência às intempéries, com uma durabilidade média de 25 anos.

Cálculo dos painéis solares:

A quantidade de painéis é definida através de um cálculo baseado no consumo da sua conta de energia elétrica, que irá definir a quantidade de painéis, bem como o espaço necessário na cobertura.

Para as pessoas que desejam construir uma nova edificação, devem prever a instalação desse sistema, pois ele exige uma inclinação mínima no telhado, e uma correta posição solar para ter aproveitamento máximos dos raios solares.

Muito importante: os painéis de energia solar devem ser instalados em áreas que recebam sol mais do que 4 horas diárias, caso o telhado de sua casa tenha muita sombra ou grandes edificações próximas o sistema não é viável.

 

Eixo 11 Arquitetura: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul
Contato: (47) 3370-0070 | 9 9942-6030
Redes sociais: Facebook | Instagram