“Consultoria arquitetônica, como funciona?”

Por: Eixo 11

26/05/2020 - 13:05 - Atualizada em: 26/05/2020 - 13:56

Muitas vezes, o tão desejado sonho de realizar um novo projeto, reforma ou ampliação de ambientes existentes, pode parecer algo complexo e impossível de ser realizado. Porém, a consultoria arquitetônica, poderá lhe auxiliar a dimensionar o tamanho de seu projeto e investimento.

Mesmo que você não precise ter um arquiteto acompanhando toda a sua obra, existem formas de acessar os serviços desse profissional de forma pontual, para solucionar questões específicas.

Por exemplo, você quer renovar a decoração da sua sala de estar, para torná-la mais aconchegante, funcional e compatível com o estilo de sua família. Você tem algumas ideias, mas não sabe como colocá-las em prática. É aí que entra um consultor em arquitetura: auxiliando a realizar os seus desejos da melhor forma possível.

De uma forma geral, a consultoria usa a sua expertise em Arquitetura e Urbanismo para fazer análises, elaborar diagnósticos e indicar soluções adequadas a partir dos desejos apresentados pelo cliente para realizar pequenas intervenções.

O arquiteto através de todas as suas atribuições, experiência e talento apresenta as vantagens e benefícios que o mesmo terá com as alterações propostas e potencializa o uso do espaço de forma eficiente e criativa.

Mas como funciona na prática?

O consultor avalia junto ao cliente, quais os seus desejos, recolhendo o máximo de informações sobre o imóvel ou os ambientes que ele planeja criar, ou modificar.

A consultoria atende o caso do cliente que necessita apenas de um esclarecimento pontual ou dicas para melhorar o aproveitamento dos espaços, onde apenas uma avaliação e orientação já atenderão sua demanda e necessidade, sem gerar uma obra.

Também atende com dicas para escolher objetos e artigos para sua decoração ou mudar as cores, indicação de fornecedores, entre outros, e inclui o acompanhamento em lojas para orientar na hora da compra.

Foto Divulgação/Eixo 11

Este serviço de consultoria pode ser realizado tanto na versão presencial, por meio de visitas e encontros com o cliente, ou online. Sim, há a possibilidade de todo o processo ser realizado por meio da Internet — desde o envio das plantas, medidas, fotos, outras informações do cliente e a orientações do que fazer em cada situação pelos profissionais.

Isso torna o serviço ainda mais rápido, pois possibilita o acesso aos profissionais especializados com muito mais facilidade sem comprometer a agenda de ambos. Além da Consultoria em Arquitetura ser a solução ideal para quem deseja fazer intervenções pontuais em alguns ambientes.

E irá servir de orientação para a próxima decisão a tomar, no caso de o cliente desejar contratar um serviço mais completo que envolva desenhos técnicos, aprovação nos órgãos competentes, elaboração de maquetes 3D, imagens, e acompanhamento da execução da obra.

A Eixo 11 Arquitetura, oferece como um diferencial na região, a prestação de serviços de Consultoria Arquitetônica. A atuação de um profissional especializado será essencial para que se tenha um planejamento adequado e seja bem direcionado nas suas decisões, atribuindo ao seu novo espaço, soluções que tragam conforto e elegância para o seu lar.

Entre em contato e faça um orçamento sem compromisso!

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram