“Descanse a mente, mas movimente o corpo”

Por: Andreia Chiavini

17/12/2018 - 06:12

Férias chegando, a mente pede uma pausa e as atividades físicas costumam ser trocadas por passeios ou descansos mais longos.

Mesmo que você esteja necessitando parar tudo, tenha certeza que em 2 ou 3 dias, seu corpo e sua mente estarão bem e você não precisa ficar as férias inteiras sem se exercitar.

Reduza o ritmo ou a frequência, mas mantenha seu corpo fazendo o que ele mais precisa, movimento. Os resultados da decisão de deixar a atividade física de lado são catastróficos.

Se você levou as atividades físicas durante o ano bem a sério, fez pelo menos seis meses de atividade física regularmente, para começar a recuperar força, flexibilidade e resistência, vai levar pelo menos 30 dias.

Mas se você se exercita de forma moderada, o tempo é um pouco maior, leva de 30 a 60 dias para voltar ao mesmo nível de antes das férias. Sem falar na lei do conforto. O corpo começa a buscar posturas para gastar menos energia e evitar o desgaste.

Estas posturas adquiridas vão criando um ciclo vicioso e pode criar uma disfunção mecânica corporal e aparecer dores que não existiam. Não há necessidade de se inscrever numa academia ou no Pilates, mas pode aliar atividades físicas aos momentos de lazer com a família.

O contato dos pés com a areia ou com a grama é bom para se livrar de energias negativas acumuladas com a correria do cotidiano. Andar de bicicleta, jogar bola, nadar ou até brincadeiras com as crianças, por exemplo, além de serem modalidades diferentes do que você está acostumado a fazer, se torna muito prazeroso e com boas memórias.

Caminhadas, corridas, abdominais em casa, exercícios de braço e perna que já conhece, pular corda, fazer trilha, subir e descer uma escada (evite o elevador) ou até uma montanha, são exercícios que facilmente pode incluir nos seus dias de férias.

Explore o lugar que você está passando as férias, geralmente as praias, parques e praças possuem estação de exercícios com aparelhos para fazer algum tipo de exercício. Use a criatividade. Você pode fazer exercício em qualquer lugar, pois só precisa do peso do seu próprio corpo.

Faça pelo menos três vezes na semana, intercale e mantenha como uma necessidade e não como uma obrigação. Além de proporcionar ao corpo aquilo que ele já está acostumado, a endorfina, o hormônio do bem-estar estará presente.

Este processo acontece durante e depois de uma atividade física gerando um estado de plenitude. Desta forma, se você busca descansar a mente, ter conforto, diminuir as dores, ter mais disposição, alegria, nada melhor do que manter a atividade física. Porque você tira férias, mas seu corpo não.