“Gestão Estratégica: o Balanced Scorecard”

Rubian Carla Libardo, consultora financeira especialista em Finanças e Controladoria

Por: Maffezzolli Consultores Associados

07/10/2021 - 11:10

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo” certamente em algum momento da vida você deve ter ouvido esse ditado popular, mas será que no ambiente empresarial isso funciona de fato? O que encontramos em algumas empresas são muitas pessoas dando ordens e poucas executando. O fluxograma e o organograma são ferramentas que auxiliam nesta gestão de lideranças. Para muitos pode parecer uma ferramenta sem utilidade, porém o que vemos no dia a dia das empresas é que essas ferramentas contribuem para a organização dos processos, mantém a produtividade e serve como um mapa para os novos colaboradores.

Utilizamos essas ferramentas baseados no Balanced Scorecard, Indicadores Balanceados de Desempenho em tradução livre. O Balanced Scorecad é uma ferramenta de gestão estratégica que possibilita a verificação do progresso da empresa em relação as suas metas de longo prazo. Baseia-se em quatro pilares importantes: aprendizagem e crescimento, financeiro, clientes, e processos internos.

O processo de aplicação do Balanced Scorecard está diretamente ligado à melhoria de desempenho do negócio, visto que para a análise dos quatro pilares é necessário um trabalho em torno da visão e da estratégia definidas no início do planejamento estratégico.

O objetivo desta ferramenta é alinhar o planejamento estratégico traçado com as atividades operacionais da empresa, através da criação, acompanhamento e análise de indicadores nas quatro áreas. Nós da Maffezzolli Consultores utilizamos essa ferramenta como base no nosso dia a dia e podemos auxiliar neste processo dentro da sua empresa.

Texto Rubian Carla Libardo consultora financeira, especialista em finanças e controladoria.

Onde encontrar

A Maffezzolli & Consultores Associados atende reuniões empresariais exclusivamente no CoolWorking na rua Augusto Mielke, 120 – bairro Vila Baependi em Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: (47) 99115-9091 ou e-mail: contato@maffezzolliconsultores.com

Fique por dentro das novidades pelo Instagram @maffezzolli.consultores.