Jaraguá do Sul promove encontro sobre potenciais turísticos

Pico Malwee

Por: Pedro Leal

16/09/2021 - 05:09

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com o Vale dos Encantos Convention Bureau, Santur e Acijs, promovem no dia 30 de setembro, às 14 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) o 1º Encontro Viver Jaraguá.

O evento vai reunir as empresas envolvidas com o turismo na cidade, como hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, administradores de pontos turísticos como o Parque Malwee, o Pico Malwee, Parque da Inovação, Via Verde, museus, entre outros. A expectativa da Diretoria de Turismo é de que participem desse primeiro evento 120 pessoas.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de setembro, pelo link.

Segundo Carmen Vieira, executiva do Vale dos Encantos Convention Bureau, a entidade está buscando empresas que possam receber os turistas em Jaraguá do Sul, para que eles se inscrevam junto à Santur, para ajudar esses estabelecimentos a aparecer mais. “Sem essa informação, não conseguimos que o Estado colabore com esse processo, com a parte econômico. Nosso papel é entrar em contato com esses estabelecimentos, hotéis, restaurantes, que tenham interesse em aparecer”, explica.

Leila Modro, diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lembra que o evento busca orientar como os empresários podem promover seus empreendimentos, em termos de imagens, campanhas e destaques a serem usados e que potenciais promover na busca por mais clientes, em todos os atores do setor turístico – hotéis, restaurantes, lanchonetes, transporte de passageiros, todas peças fundamentais para a evolução do setor turístico, frisa.

Serão palestrantes do evento o gerente de Promoção Turística (Geprom) Fábio Farber, um dos responsáveis pelo Projeto Viaje+SC, da Santur. Farber também vai explicar sobre a linha de financiamento com recursos do Ministério do Turismo, destinada, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas – o Fungetur. E ainda vai falar sobre o Programa Juro Zero do estado.

Semana do Brasil

O faturamento do comércio durante a Semana do Brasil – realizada entre os dias 3 e 13 de setembro – subiu 6,4% em relação a período comparável do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As vendas no mundo físico cresceram 5,8% enquanto no e-commerce a alta verificada foi de 12,7%. O estado com maior alta foi Santa Catarina: 14,7%

Talentos

O desenvolvimento de talentos e a relação dos profissionais qualificados para o sucesso dos negócios é o tema de um workshop online que a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) promove nesta quinta-feira, às 13h30, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a gerência regional do Vale do Itapocu e Planalto Norte. As inscrições são gratuitas em https://bit.ly/3nBIN2y.

WEG

A WEG anunciou nesta semana o início das operações da sua nova fábrica de transformadores nos Estados Unidos. Localizada na cidade de Washington, Estado do Missouri, onde a empresa já possui outras duas unidades operando desde 2017, a nova fábrica recebeu investimentos de 17 milhões de dólares e será dedicada à produção de transformadores de potência até 10 MVA e tensão até 46 kV. É a quinta fábrica de Transformadores da empresa no continente Norte-Americano.

Leilão

Os Correios vão realizar no dia 27 um leilão de objetos classificados como refugos, isto é, itens que não foram entregues ao destinatário, nem devolvidos ao remetente após todas as tentativas de entrega e terminado o prazo de direito à reclamação. Esse prazo pode variar entre sete e 30 dias, a depender do objeto. A empresa informou que serão leiloados cerca de 61 mil itens.

Atividade

A atividade econômica brasileira registrou alta em julho deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou aumento de 0,60% em julho de 2021 em relação ao mês anterior, de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período).