Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Aprovada MP que autoriza acesso a consórcio de vacinas contra Covid-19

Acordo prevê transferência de tecnologia para a Fiocruz da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford | Foto: John Cairns/Universidade de Oxford/Agência Senado

Por: Áurea Arendartchuk

22/12/2020 - 06:12

A Câmara dos Deputados aprovou na sexta-feira (18) a Medida Provisória que autoriza a adesão do Brasil ao Consórcio Covax Facility, de acesso a vacinas para a Covid-19. O texto seguiu para análise do Senado e deve ser votado só em fevereiro do próximo ano.

O consórcio Covax Facility é coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Envolve governos, laboratórios e fabricantes com o objetivo de garantir o desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus e o acesso igualitário a elas.

A aliança, chamada formalmente de Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19, reúne hoje mais de 150 países, entre aqueles que já aderiram formalmente ou confirmaram o interesse. Na América do Sul, já participam Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai.

A adesão garante o acesso a um portfólio de nove vacinas em desenvolvimento, além de outras em fase de análise. Caberá ao Covax Facility negociar com os fabricantes o acesso às doses das vacinas em volumes especificados, os cronogramas de entrega e os preços.

Termos

Segundo o governo, a adesão ao consórcio Covax Facility permitirá ao País negociar melhores termos com várias empresas e melhores condições para garantir o acesso às vacinas em cenário de intensa competição.

A adesão brasileira não implica a obrigatoriedade de compra das vacinas, que dependerá de análise técnica e financeira para cada caso. Devido à natureza do modelo, a aquisição dos produtos será feita sem licitação.

A estimativa é que um total de 2 bilhões de doses de vacina sejam liberadas no âmbito desse instrumento até o final de 2021.

Inauguração de quadra

Foi inaugurado no sábado (19) a nova quadra do Ginásio Municipal de Esportes Willy Germano Gessner, de Corupá.

A obra foi viabilizada com apoio da deputada estadual Paulinha (PDT), que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para a reforma. Ela esteve presente na solenidade de inauguração que não pode contar com a presença do público por conta da pandemia do coronavírus.

Na foto, o prefeito João Carlos Gottardi (PSD) à direita perto da placa, a deputada Paulinha (à esquerda) e autoridades locais. Ainda nesta semana, o atual prefeito de Corupá inaugura a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da Águas de Corupá, e o prédio do novo posto de saúde do bairro João Tozini.

Foto: Divulgação

Acesso ao Morro Boa Vista

Foi assinado recentemente o contrato da Prefeitura de Jaraguá do Sul com a Caixa Econômica Federal, para a pavimentação do terceiro trecho da Estrada JGS-453, que dá acesso ao Morro Boa Vista.

Com um valor de R$ 1.152.022,80, os recursos serão utilizados na concretagem da via, desde a Chiesetta Alpina até o alto do morro, onde ficam as antenas de transmissão de rádio e televisão. A assinatura contou com a presença do prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB), do deputado federal Carlos Chiodini (MDB) e da Johanna Steiner dos Santos, superintendente executiva de varejo da Caixa em Jaraguá do Sul.

O deputado Chiodini é que fez a indicação da emenda parlamentar junto ao Ministério do Turismo. O prefeito Lunelli agradeceu ao empenho do parlamentar e do banco, para permitir que esses recursos chegassem ao município ainda em 2020.

Foto: Divulgação

 

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.