Vídeo: professora de yoga ensina posturas simples que aliviam as dores nas costas

Mulher une as mãos nas costas com palmas voltadas para dentro em meio à natureza

Foto Divulgação/Assessoria

Por: Elissandro Sutil

25/06/2020 - 15:06 - Atualizada em: 25/06/2020 - 15:08

Resumo da notícia:

  • Pesquisa por “dor nas costas” aumentou no Google
  • Yoga pode ser muito benéfica para quem está de home office
  • Professora de yoga ensina 4 posturas simples que aliviam a dor nas costas

 

A expressão “dor nas costas” aumentou nas pesquisas do Google nos últimos meses no Brasil, especialmente com a chegada do coronavírus.

O pico nas buscas aconteceu no dia 28 de março e até o dia 31 de maio a busca continuou em ascensão e chegou a 97% de aumento, de acordo com o Google Trends, o serviço de análise de tendências do buscador.

Em contrapartida, a busca por atividades físicas também aumentou, neste mesmo período, o termo “Yoga”, por exemplo, atingiu o pico de 100% nas buscas entre o dia 22 e 28 de março e continua sendo muito procurado.

 

 

Priscilla Leite, professora de yoga e criadora do canal Pri Leite Yoga no Youtube e da Plataforma Girassol Yoga acredita que o aumento se deu pelo fato de o acesso às atividades físicas estarem mais restritos, aumentando automaticamente a necessidade de consumir algo online.

Isso sem falar dos benefícios mentais que a prática proporciona.

“O Yoga nos convida a ter um estilo de vida mais saudável e amoroso. Principalmente nos dias atuais, prazer e criatividade são partes fundamentais para uma vida mais equilibrada”, garante.

Dores nas costas

Sobre as dores, a professora garante que a prática de yoga também pode ser muito benéfica para quem está de home office e pode acabar sentindo os impactos de não ter uma mesa ou cadeira confortáveis para trabalhar e estudar nesse período.

“A combinação única da respiração e das poses de yoga auxiliam na diminuição da frequência cardíaca, e o corpo entra em um estado de calma que nos dá a força psicológica para superar o estresse e a ansiedade”, afirma Priscila.

“Além disso, essas posturas também ajudam a alongar e fortalecer igualmente os dois lados do corpo, e muitas dessas asanas [posturas] se concentram nos cuidados da coluna vertebral, ajudando a aliviar e reduzir as dores nas costas”, complementa.

Posturas específicas

1 – Deitado, cruze o calcanhar direito sobre a perna esquerda, depois coloque a sua mão direita na parte interna da coxa direita e a pressione levemente.

Você sentirá um alongamento nessa parte da coxa e também no quadril. Respire e exale de forma consciente.

Mulher deitada em tapete com a perna cruzada

Foto Divulgação

2 – Ainda na mesma posição anterior, coloque a mão direita embaixo da sua perna direita. Depois, segure a sua canela esquerda com as mãos. Nesta posição o aluno sentirá o alongamento no glúteo direito.

É importante manter as costas e os ombros no chão. Relaxe os ombros e respire e inspire com calma.

Mulher deitada em tapete com pernas cruzadas e levantadas

Foto Divulgação

3 – Ao final da posição anterior, coloque o pé esquerdo sobre o chão e cruze a perna direita sobre ele, respire e na exalação direcione as duas pernas para a esquerda.

Não é necessário que os joelhos toquem o chão, mas você sentirá um alongamento nas costas. Respire e foque na exalação sem forçar. Essa postura é excelente para o alivio da dor lombar. Depois, realize a mesma postura na outra parte do corpo.

Mulher deitada em tapete com perna cruzada para o lado oposto do corpo

Foto Divulgação

4 – Com os dois pés no chão, leve os joelhos gentilmente ao peito e os abra, colocando os dois pés um sobre o outro e os segure, se possível.

Essa postura também é excelente para a coluna lombar e para os quadris. Respire e exale profundamente, relaxando o resto do corpo.

Mulher deitada em tapete na posição de lótus

Foto Divulgação

Priscilla também gravou um vídeo ensinando mais posturas para o alívio das dores nas costas e oferecendo outras dicas. Confira:

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul