A pandemia do coronavírus trouxe mudanças no cotidiano e provocou muitas incertezas na população. Um dos efeitos colaterais da doença, que também está causando preocupação nos médicos, é de que pacientes com outras enfermidades estão se afastando do tratamento necessário por medo de irem aos consultórios, clínicas ou hospitais, e contraírem a Covid-19.
“Percebemos que pacientes com doenças crônicas estão faltando, desmarcando ou remarcando suas consultas em um prazo muito longo. Alguns deixam de procurar o atendimento, mesmo com sintomas que indicam a necessidade de consultar um especialista, o que pode causar o agravamento de doenças”, diz o pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão de Blumenau, Mauro Sérgio Kreibich.
Profissionais da saúde alertam que o receio e a demora na busca por atendimento pode, além de agravar o problema, aumentar o risco de óbito. “O que percebemos é que os pacientes têm procurado a instituição em uma situação mais grave. Tivemos vários casos de infartos com complicações e de doenças neurológicas tipo AVC que procuraram a instituição tardiamente. Situações que não víamos há muitos anos e com consequências importantes aos pacientes”, explica o superintendente médico do Hospital Santa Catarina, Humberto Tridapalli.
- Blumenau tem recorde de novos casos e chega a 167 infectados com Covid-19
- Prefeitura de Blumenau anuncia compra de 15 mil testes rápidos para detectar coronavírus
- Covid-19: Após ser cancelada na Alemanha, como fica a Oktoberfest de Blumenau?
- Vídeo: Com festa, paciente internado em estado grave com Covid-19 recebe alta em Blumenau
- Cuidados básicos de higiene e convívio podem prevenir contaminação por coronavírus
- Coronavírus: mapa interativo atualiza em tempo real surto da doença ao redor do mundo
De acordo com Kreibich, para impedir a exposição das pessoas ao coronavírus, as unidades de saúde em todo o país estão tomando os devidos cuidados com a higienização e desinfecção dos ambientes, adequação da estrutura física para atender os pacientes com quadro gripal em espaços isolados e implantação de protocolos de prevenção.
“O Hospital Dia do Pulmão, por exemplo, realizou alterações internas para a maior segurança de seus pacientes, como a mudança do Pronto Atendimento Pediátrico, que passa a ser realizado junto à pediatria, no andar superior, separado do Pronto Atendimento Adulto”, aponta o pneumologista.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Telegram Jaraguá do Sul