Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pomerode confirma mais dois casos de febre amarela em humanos

Foto: Arquivo OCP News

Por: Giulia Venutti

28/02/2020 - 15:02 - Atualizada em: 28/02/2020 - 15:37

A Secretaria de Saúde de Pomerode confirmou que mais dois homens foram diagnosticados com febre amarela na cidade. Com isso, o município já registra três casos da doença, o maior número de Santa Catarina neste ano.

Todos encontram-se hospitalizados: dois deles, que moram nos bairros Alto da Serra e Vale do Selke, estão internados na UTI do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. O outro paciente, que reside em Indaial, mas trabalha em Pomerode, no bairro Ribeirão Souto, foi atendido na cidade e encaminhado para o Hospital Hans Dieter Schmidt, em Joinville.

Em 2020, Santa Catarina já tem seis casos confirmados de febre amarela em humanos: um em São Bento do Sul, um em Blumenau e um em Jaraguá do Sul, além dos três de Pomerode. Todos os pacientes são homens que não possuem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Além disso, o estado contabiliza 11 primatas mortos por conta da doença.

Como evitar a febre amarela?

A vacina é a forma mais eficaz de evitá-la. Ela é gratuita e está disponível nas unidades de saúde. Podem ser vacinadas as pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Cidadãos com mais de 60 anos e doenças autoimunes devem ter autorização médica. Para gestantes, a imunização é contraindicada.

Os principais sintomas da febre amarela são: febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Giulia Venutti

Jornalista.