Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Os apressados não entenderão

Foto: Freepik

Por: Andreia Chiavini

20/02/2026 - 10:02 - Atualizada em: 20/02/2026 - 10:43

Estamos vivendo uma era muito difícil. Os dias passam como se não houvesse 24 horas. Estamos cada vez mais enlouquecidos nas rotinas que nós mesmos criamos e o pior, tentamos justificar que a culpa é do mundo. Agora pare e pense. Quanto você está se deixando levar com esta situação?

Vamos analisar um pouco os processos para entender melhor a minha pergunta. Uma criança após a sua concepção, leva 9 meses para se formar, crescer e nascer. É uma espera onde é necessário para que ela nasça saudável. Pense numa viagem, você não se teletransporta (apesar de muitos desejarem isso pois querem facilitar a vida), você tem um trajeto a percorrer.

Uma casa para ser construída leva meses e até ano. Tudo se inicia com a escolha do terreno, do projeto, do construtor, dos materiais, do tempo, enfim, uma série de fatores que fazem este processo acontecer até você poder ir morar nela.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Uma doença, você acredita que ela acontece como um passe de mágica? Não, ela vai se instalando silenciosamente no seu corpo, principalmente porque encontrou um ambiente propicio para isso. E você sabe o que isso significa? Que seu corpo não estava protegido. Exatamente assim. Agora pensa numa dor que te incomoda e você não se livra dela. Como você acha que ela foi parar ali? Com certeza ela não nasceu com você, mas foi “gerida” pelas suas escolhas e ações. Sim, não é fácil entendermos isso.

Pois na correria que criamos, não temos tempo para dar uma pausa e analisar como conduzimos a nossa vida. Quando acontece algo que nos incomoda o que fazemos? Paramos tudo para resolver, mas queremos a solução imediata. Temos pressa, não temos paciência para enfrentar o processo, a ansiedade engole toda a sensatez em segundos e queremos que tudo se resolva, sem muito esforço, sem muita espera.

O desespero e o medo se tornam os grandes aliados e a razão foi embora. Isso não só debilita o corpo, como também transtorna a mente, fragiliza nosso sistema imunológico, diminui nossa força de vontade e nos enfraquece. Ficamos desprovidos de qualquer esperança. E é a esperança que nos capacita a triunfar em meio aos momentos mais difíceis da vida.

Essa é uma parte do trágico retrato do mundo em que vivemos, mas os apressados não entenderão que é necessário viver o processo e o que precisa ser feito é encontrar clareza para a mente e paz no coração. Quando isso estiver presente em você, se revelará a sua rota segura e você entenderá que a pressa te atropela, ela te derruba e não te traz nenhum resultado. Para acontecer mudanças, é preciso viver o processo. O processo é exigente, mas a vale a recompensa.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Andreia Chiavini

Fisioterapeuta especialista em Fisiologista do Exercício e Certificada em Pilates, TRX e RPG. Crefito: 77269-F.