A Chapecoense segue firme na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição de base do país. Na noite de segunda-feira (12), o Verdão do Oeste venceu o Votuporanguense-SP por 2 a 1, na Arena Dr. Plínio Marin, em Votuporanga (SP), e garantiu vaga na terceira fase do torneio. Entre os destaques da campanha invicta da equipe catarinense está um talento de Jaraguá do Sul.
Titular absoluto do meio-campo, Miguel Stoco, de 19 anos, vem sendo peça-chave no bom desempenho da Chape na Copinha e ajudou o time a encerrar a primeira fase com duas vitórias e um empate. Na última rodada do Grupo 1, foi dele um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre o Santa Fé-SP, resultado que selou a classificação para o mata-mata.
Com moral elevada, a Chapecoense manteve o embalo na fase eliminatória e superou o Votuporanguense. Agora, o desafio cresce de tamanho: nesta quarta-feira (14), às 18h45, a equipe enfrenta o Grêmio em um duelo que promete ser um dos grandes jogos da fase.
Considerado uma das principais promessas do clube, Miguel assinou no mês passado seu primeiro contrato profissional com a Chapecoense, válido até 2028. Ele chegou ao Verdão em fevereiro de 2024, inicialmente com um contrato de formação de três temporadas, e em pouco tempo transformou oportunidades em desempenho.
No ano passado, recebeu sua primeira chance no time profissional durante a Copa Santa Catarina, além de acumular bons resultados nas categorias de base, como o vice-campeonato catarinense Sub-20 e o terceiro lugar na Copa Sul Sub-20.
História no futebol
A relação de Miguel com a bola começou cedo, aos 7 anos, no projeto Bebê Leão, do Sport Club Jaraguá. Dividido entre o campo e o futsal, ele rapidamente mostrou versatilidade, passando também pela Escolinha Xoxo 10, onde atuou em ambas as modalidades no polo da Estrada Nova.
O ano de 2022 marcou sua primeira grande vitrine. Graças à parceria entre Xoxo 10 e Juventus, disputou o Campeonato Catarinense Sub-17 e foi um dos destaques do Moleque Travesso, que encerrou a competição em terceiro lugar.
O desempenho chamou a atenção de observadores e abriu portas. Em 2023, Miguel acertou com o Concórdia, onde iniciou na base e terminou integrado ao elenco profissional. A boa impressão deixada resultou no convite da Chapecoense, clube em que alcança seu primeiro contrato profissional.

Miguel Stoco nos tempos de Juventus | Foto: Arquivo pessoal
- Jovem talento de Jaraguá do Sul é aprovado pelo Avaí e integra base do time da capital
- Aos 12 anos, jaraguaense passa em testes e assina contrato com o São Paulo
- Jaraguaense de 14 anos é aprovado em testes e assina contrato com o Athletico-PR