Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pilates: muito além do movimento, um processo de vida

Por: Andreia Chiavini

28/11/2025 - 10:11 - Atualizada em: 28/11/2025 - 10:59

Pilates além da visão do contemporâneo, ele é a busca do autoconhecimento, um processo de vida.

O método Pilates é uma metodologia magnífica, uma ferramenta de trabalho preciosa, onde mantem viva a chama da importância sobre o autoconhecimento. O corpo e a mente devem trabalhar juntos, somos uma entidade única que precisa estar em equilíbrio. O Pilates é movimento com emoção, com mente presente, com corpo ativo e alma entregue. É uma organização básica, com exatidão, limpeza, entendimento sobre a necessidade de trabalhar qualidade e não quantidade.

É respirar de forma fluida, natural e por vezes rítmica. Joseph Pilates denominava seu método como a Arte da Contrologia, a coordenação completa do corpo em conexão com a mente e o espirito. É o entendimento, a integração e revelação da sua alma, o contato do interno com o externo. É o despertar, é compreender com o tempo que apesar da dinâmica ter vigor é preciso que haja o mínimo de esforço e o máximo de fluidez. Exercícios que são executados de maneira global e integrados. Pilates não é subir no aparelho e se movimentar, nem se alongar, nem ficar dando cambalhotas ou fazendo series de três de 10 repetições. Pilates é uma construção, onde cada aula tem inicio, meio e fim.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

E precisa de um instrutor com amplo conhecimento do método, onde o olhar adestrado e um raciocínio logico irá desvendar a necessidade individual de cada aluno. Quando um instrutor compreende o raciocínio e o proposito dos exercícios que integram o método, não há necessidade de inventar, de buscar exercícios na internet e nem de malabarismos desnecessários. O método por si basta.

O profissional deve ser o mensageiro do movimento, com conhecimento e sabedoria. Essa sabedoria vai muito além da teoria, é preciso compreensão e domínio de uma boa execução do conjunto de exercícios que integram o método. Isso mesmo, o método tem exercícios definidos, sequenciados e separados por básico, intermediário e avançado. Separação esta feita pelos alunos de Joseph após a sua morte para se tornar mais didático. É o método básico que transforma, que educa e prepara o corpo para avançar para o intermediário e para o avançado que irá completar o raciocínio.

Essas etapas são fundamentais para o sucesso em futuros desafios. Não podemos levantar as paredes de uma casa se a base dela não estiver bem feita. Assim é no método Pilates, e muitas vezes, esse processo é ignorado e o que vemos, são pessoas praticando há anos o Pilates e não fazendo Pilates. Fazendo exercícios que não estão preparados e muitas vezes sem entendimento e resultado algum. Pilates é maravilhoso, ele alfabetiza o corpo, dá funcionalidade, condiciona e devolve a leveza para viver bem a vida com equilíbrio, preparada fisicamente e mentalmente para que o dia a dia não seja uma punição. A busca pelo desenvolvimento físico e mental no método Pilates é um processo de vida.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Andreia Chiavini

Fisioterapeuta especialista em Fisiologista do Exercício e Certificada em Pilates, TRX e RPG. Crefito: 77269-F.