Vivemos em um mundo acelerado, onde tudo parece ter um “atalho”. Mas na natureza, os processos têm seu próprio ritmo. Uma fruta precisa amadurecer no tempo certo, se tentamos acelerar com químicos “aditivos”, ela pode até parecer bonita por fora, mas por dentro traz problemas sérios.
Com os filhos acontece algo semelhante: não podemos forçar etapas que precisam ser vividas, nem esperar deles comportamentos para os quais ainda não estão maduros.
O tempo da maturação emocional
Educar emocionalmente uma criança exige compreender o “tempo da natureza” dela.
- Uma birra aos 2 anos é esperada;
- Aos 7 anos, já exige outro olhar.
- A chave é perguntar: esse comportamento faz sentido para a fase em que meu filho está?
Quando cobramos comportamentos de adultos em crianças, criamos frustrações para ambos: nós, por expectativas irreais, e eles, por não conseguirem entregar aquilo que não têm maturidade para viver.
O papel dos pais como treinadores
Pais não são super-heróis que eliminam todo obstáculo, mas treinadores que ensinam seus filhos a lidar com cada fase da vida.
- Não é sobre “tirar o medo do escuro”, mas ajudar a criança a enfrentá-lo, dando recursos e suporte.
- Não é sobre “resolver a birra”, mas ensinar o que fazer com a frustração.
- Não é sobre “evitar a dor”, mas mostrar que ela pode ser enfrentada com coragem e segurança.
Assim, os filhos crescem fortalecidos, aprendendo que dificuldades fazem parte do processo de amadurecimento.
Admiração: o combustível do vínculo
Muitas vezes olhamos para os filhos apenas pela lente da correção. Mas quando os admiramos na fase em que estão, a relação se torna mais leve e conectada. Admiração gera prazer em estar junto. Admiração cria confiança. Admiração abre espaço para que a criança seja, de fato, criança.
A psicologia positiva nos mostra que quando reconhecemos e celebramos as pequenas conquistas, os pontos fortes e até mesmo a curiosidade natural dos nossos filhos, eles florescem emocionalmente.
A importância de cada fase
Se uma etapa não é vivida plenamente, ela se arrasta para a vida adulta. Muitos adultos vivem ainda os vazios de uma infância em que não puderam ser… crianças. Para que um adulto exerça responsabilidades com maturidade, ele precisa ter vivido as experiências de criança no tempo certo, brincar, errar, experimentar, receber apoio, ser admirado.
Reflexão para os pais
Quais foram as três últimas situações desafiadoras com seu filho?
Você olhou para elas com a perspectiva da “natureza do tempo” respeitando a fase dele ou com a régua da expectativa adulta?
Ser pai ou mãe é um chamado para estar presente no processo. O papel não é acelerar a maturação, mas treinar com amor, paciência e consistência para que cada fase se cumpra no seu tempo natural.
👉 E você, tem conseguido olhar para o tempo do seu filho com os olhos da natureza?
________________________________________________________
Dr. Hugo Oliveira Médico, mentor, palestrante e especialista em inteligência emocional, ajudo pessoas a desenvolverem uma vida com propósito, identidade e equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Minha missão é clara: transformar vidas através do autoconhecimento, da cura emocional e da liderança com valores.
Com uma trajetória marcada pela superação, inclusive de um câncer aos 14 anos, e uma carreira médica pautada pela excelência, combino minha formação em medicina com uma atuação intensa no desenvolvimento humano na Imersão Vida de Valor (VdV). Meu foco é despertar nas pessoas uma mentalidade imparável, inteligência emocional madura e clareza de propósito para viverem uma vida de valor.
Sou fundador do Instituto do Câncer Oliveira (@institutooliveirasc), em Joinville-SC, uma iniciativa que oferece apoio a famílias que enfrentam o diagnóstico de câncer, refletindo também meu compromisso com os princípios e valores cristãos que sustentam tudo o que faço.
Minha atuação se baseia em uma verdade essencial: uma vida que vale a pena ser vivida começa por dentro, sendo quem você é, sendo diferente, se sentindo bem e sendo inesquecível por onde passar.
🔗 Redes sociais e conteúdos:
- 🌐 Site: drhugooliveira.com.br
- 📸 Instagram: @drhugooliveira
- 📘 Devocional ONCOFÉ: Clique aqui
- ▶️ YouTube: Dr. Hugo Oliveira
- 🎵 TikTok: @dr.hugooliveira