Tire a sua vida do papel

Por: Dr. Hugo Martins de Oliveira

15/10/2024 - 15:10

A chave de toda essa mudança é a decisão consciente de agir sobre o que está dentro do nosso controle de forma consciente. A básico para dar os primeiros passos, está em não se deixar levar pelo “mimimi”, mas sim em se confrontar com a realidade, assumindo responsabilidade por suas escolhas e ações, enquanto se trabalha para expandir a mentalidade.

Tudo começa com uma decisão real

Decidir é mais do que falar, como emagrecer, ir para academia, melhorar o meu sono, organizar a minha agenda, dentre tantas outras promessas que são recorrentes nas segundas feiras ou nas viradas de ano. Falar menos dos seus sonhos e compartilhar mais dos seus resultados. Muitas vezes, as pessoas assumem compromissos que não cumprem, fala da mudança futura, sem saber como caminhar para que essa mudança realmente aconteça. Isso ocorre porque não alinham a decisão com a ação.

Decidir significa entender o que precisa ser feito e quais comportamentos devem mudar, diferente da ilusão da onda do “pensamento do positivismo iludido” que alimentam o milagre sem dar o passo da ação para o milagre se tornar real. Repetir o mesmo padrão e esperar resultados diferentes não funciona. O primeiro passo é sair da repetição e mudar sua mentalidade.

Responda de forma sincera: O que aconteceu que não mudou? Responda o porquê sem inventar história que você negocia com você para aceitar ficar como está?

Porque eu faço igual e o resultado não acontece?

Tudo o que treinamos, ficamos bons, e a pior coisa é treinar em ficar bom no que nos prejudica, ex, procrastinação, desculpas…cuidado, se não mudar a sua mentalidade, não muda o seu comportamento e consequentemente os seus hábitos.

Querer é muito pouco, certamente a maioria dos tabagistas não querem continuar com o hábito, mas sem plano, ninguém caminha no processo.

Chega de ser genérico, vai no específico, capta o conhecimento, coloca dentro de um plano e aplica, tira da mente, tira do papel e tornar como resultados da sua vida.

Foto de arquivo pessoal em Mentoria

Esferas de Controle e Influência

Entendimento é o que traz clareza do caminho a ser percorrido e dos obstáculos a serem superados.

Quais as decisões que você está buscando? Porque você está aqui? É assim que você decide o caminho que você quer ir, sem entrar no caminho que o outro pode nos influenciar, o poder de decisão está em nossas mãos se estivermos no comando das nossas emoções.

Entender a diferença entre o que podemos controlar e o que apenas influenciamos é libertador.

Chega de vender o seu futuro ao comando do outro.

Concentre sua energia nas esferas que estão sob seu controle: suas ações, suas decisões.

Não se frustre com as expectativas que coloca nos outros, pois isso só gera decepções. Use a influência de forma inteligente, sem impor expectativas e frustrações. O que não está no seu controle, deixe ir.

Se relacione de forma leve e natural com cada processo, Como você se vê, assim você se comporta, dominante sobre o seu futuro ou dominado.

A disfunção de autoimagem, saber que você é gigante, você não consegue se realizar, ressignifica todas as suas crenças.

Talvez o ambiente que você passou a sua infância, adolescência, vida adulta, você acabou ouvindo, desqualificações sobre você, como, você não tem uma boa voz, fala muito, não sabe lidar com pessoas, e o pior, você passou a acreditar neste personagem e viver desta forma através dos seus comportamentos.

Ressignifica, é mudar a forma que nos comunicamos sobre nós mesmos, assumir o comando e restaurar a nossa versão original.

Vocês estão preparados para transformar as suas vidas. Querem assumir o comando?

Como no depoimento da Eduarda, que em uma das minhas palestras relata que mudou a forma dela de ver as coisas. Antes, eu ficava frustrado com o que não podia controlar. Agora, eu me concentro no que realmente posso mudar e isso me deu muito mais liberdade e poder sobre minhas decisões.

Foto de arquivo pessoal

Expansão da Zona de Conforto

A transformação real exige que saímos da nossa zona de conforto. O tchau ao passado é necessário para abraçar o novo, é como trocar de roupa, deixar a roupa velha e vestir a nova, virar a página do passado e abrir as novas páginas do futuro.

Aparenta ser simples, mas na prática percebemos a grande dificuldade que temos em construir o futuro de não termos segurança e estamos na direção correta, muitos retrocederam por não ter a segurança de avançar por falta de humildade, de levantar a mão e pedir auxílio e ajuda, sair da força do braço e ir para um ecossistema de direcionamento e fortalecimento, preparo e treino para superar as adversidades com jogo de cintura e continuar, que isto chamamos de fé, não é vencer sempre, fé muitas vezes á continuar até se tornar real, saber que derrotas, são temporárias e esses acontecimento são aprendizados para amadurecimento.

A vida não é quem ganha ou perde, é quem se realiza dentro da sua própria vida, sendo você mesmo, realizando o seu propósito e construindo o seu legado. Para que isto se torne real, é fato, não podemos viver sempre no conforto, esperando pelo fim de semana ou pelo próximo momento fácil.

A vida é sobre se desafiar, buscar novas rotas e expandir diariamente a zona de conforto, estar mais preparado para avançar em nossa missão, no nosso autodesafio e conquistas.

Conforto mesmo, é ter a clareza e a segurança de ser quem você é, fazer o seu propósito se cumprir e ter o merecimento de todas as riquezas de Deus em nossa vida pessoal, familiar e na carreira, essa é a nossa boa batalha da vida.

A exemplo do Bruno, que estava preso na minha zona de conforto, sem coragem de arriscar algo novo, e incomodado com a vida sem novos desafios, estagnado. A mentoria me deu as ferramentas para me desafiar e descobrir meu verdadeiro potencial para ir além com minha potência máxima. Hoje, sinto que estou constantemente crescendo e me reinventando com o crescimento da vida pessoal, minha relação familiar e expansão das empresas.

Ressignificação e Comunicação Positiva

Conhecer os nossos limites e nossas limitações é saber com prudência do lugar onde podemos caminhar, onde colocar energia na vida, em 3 níveis:

1 – Esfera de Controle

A esfera de controle abrange tudo o que podemos realmente controlar: nossas decisões e ações. Não temos controle sobre as decisões do marido, esposa, filhos ou qualquer outra pessoa. O que controlamos são nossas próprias escolhas.

Isso significa que a vida que desejamos depende de nós mesmos, das nossas decisões tomadas com foco e emoção. Devemos parar de negociar com o que está fora do nosso controle. Não podemos esperar que o outro vá para agirmos, e se…é muito duvidoso, se ele/a não for, vamos sozinhos.

Nossa vida depende inteiramente das nossas atitudes e do controle que temos sobre nós mesmos.

2 – Esfera da Influência

Na esfera da influência, colocamos nossas emoções, mas aqui precisamos ter cautela. Muitas vezes, nos frustramos por criar expectativas em relação a outras pessoas, esperando que elas ajam de determinada forma. Não dá para ficar buscando corresponder a expectativa do outro, vamos nos esgotar, é uma esfera ilimitada. Quando isso não acontece, ficamos desapontados.

Isso ocorre porque estamos tentando controlar o que não é nosso para controlar.

Ao influenciar os outros, é importante fazê-lo de maneira inteligente e intencional, sem impor expectativas que possam nos frustrar, aceite o melhor e contribua para desenvolver além do seu próprio limite.

Estabeleça objetivos claros e lembre-se de que influenciar não é controlar, e colocar emoções no que está além do nosso alcance gera insegurança e afeta nosso humor.

Mantenha-se racional e use sua influência com propósito, de modo a alcançar o que você quer sem depender emocionalmente dos outros, isto é liberdade.

3 – Esfera do Nada

Há situações que simplesmente não dizem respeito a nós. O que você tem a ver com o problema do outro? Se não tem como ajudar ou não está diretamente envolvido, não gaste energia com isso.

Se algo aconteceu e não está ao seu alcance resolver, faça o que puder e siga em frente. Simples assim, sem se apegar a sofrência.

Um exemplo: você já falou com as pessoas necessárias, tomou as ações possíveis, e agora não há mais nada que possa fazer. Este é o ponto em que você se liberta e deixa as preocupações de lado.

A vida se torna muito mais leve quando aprendemos a não desperdiçar energia em questões que não são de nossa responsabilidade.

Ser um facilitador é oferecer clareza, tanto para si mesmo quanto para os outros.

Concentre sua energia onde realmente pode fazer a diferença.

Comunique com você de forma clara, a sua mente precisa saber onde você quer chegar.

Tudo o que falamos sobre nós mesmos se torna uma verdade. Se você afirma que é difícil, que não sabe, que não consegue, está criando uma crença negativa sobre si mesmo.

Ressignifique essas crenças. Se veja como alguém capaz de evoluir e se comunicar melhor, conquistar mais, evoluir a cada dia, ser mais prospero e, principalmente, acreditar no seu potencial.

É a sua narrativa que vai definir sua trajetória.

Como a empresária Thais, mentorada, que trouxe o seu depoimento: “Sempre pensei que não seria capaz de alcançar o sucesso por causa das crenças que carregava desde a infância. Com a mentoria, ressignifiquei essas ideias e, ao mudar minha narrativa interna, mudei meus resultados. Agora, me vejo como alguém capaz de realizar qualquer coisa apoiando o meu marido em nossa empresa e me realizando com a nova forma de viver.”

Foto de arquivo pessoal

Criando Novos Hábitos

Quando nos desenvolvemos ou desenvolvemos pessoas, muitas vezes elas querem permanecer na zona anterior. Para evitar isso, é fundamental que digam “tchau” ao passado e expandam essa zona para não quererem voltar. Precisamos de conforto e segurança para desempenhar nossos papeis na vida, na família e na carreira.

Mas isso só se conquista com treino e desenvolvimento contínuo.

Não podemos ficar estagnados onde nos sentimos seguros, a vida do conquistador é construída no autodesafio de ir avançando todos os dias. Para crescer, é preciso buscar novos caminhos, explorar rotas alternativas e nos desafiar a fazer diferente, com um alvo claro de futuro.

O risco faz parte do processo.

Expandir a zona de conforto significa transformar os desafios em algo prazeroso, para desfrutarmos do caminho.

Precisamos aprender a apreciar o que tem que ser feito, em vez de realizar tarefas de forma contrária, com má vontade.

Hábito é diferente de sacrifício. Ninguém quer viver com dor, mas devemos aprender a nos sentir bem em qualquer situação, gostar dos resultados e pagar o preço de percorrer o caminho, pare de escolher o fácil.

Um exemplo claro são os grupos de networking que não funcionam porque as pessoas não se expõem à mudança. Precisamos estar abertos a ouvir e a aprender a cada dia.

É sobre desenvolver uma nova mentalidade, aprender a lidar com os desafios e transformar o que parece difícil em algo natural e satisfatório.

Deixando de ser réplica

A comunicação que temos com nós mesmos define nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos e, por fim, nossos hábitos. Se a sua mentalidade está ajustada para o sucesso, cada decisão que toma o aproxima dos seus objetivos. Repetir comportamentos positivos até que eles se tornem automáticos é o que vai fortalecer sua identidade e te fazer crescer.

Ninguém é autoridade na sua vida a não ser você mesmo. Tudo que você afirma sobre você, é uma verdade para você.

Faça uma escolha inteligente: Nunca mais direi algo negativo sobre mim mesmo, pois é um exercício mental poderoso, dê um basta, e seja radical.

Você é o seu principal projeto.

Comece a declarar sobre a sua vida:

“Estou em fase de desenvolvimento e, com minha dedicação, sou um bom pai, mãe, filho, irmão, cunhado, marido, esposa, profissional…. As pessoas compreendem o que eu digo, pois me comunico bem. Vou continuar agindo como um bom comunicador, com confiança, até que isso se torne um hábito natural, dentro da minha zona de crescimento, sem sacrifício, com esforço e realização.

Tudo o que eu comunico, eu internalizo. Isso afeta o que eu sinto e, como consequência, meu comportamento reflete esses sentimentos. Comportamentos repetidos acabam se transformando em hábitos.

Foto de arquivo pessoal

Seja quem você nasceu para ser

O que você quer ser? Quando você vai contra a sua essência, isso doi.

Sem vitimismo, ilusão e promessas milagrosas, o processo de mudança não é fácil, mas é preciso determinação, aqueles que continuam, que desbravam novos caminhos e vivem uma vida sem volta, realizadora dos seus sonhos, passam a ser admirados.

Assuma o protagonismo da sua vida, tenha coragem de seguir o seu caminho.

A clareza nas decisões, o foco no controle e a ação consistente são os pilares de uma vida relevante e de sucesso.

Escolha ser relevante e se tornar uma referência.

Vamos caminhar juntos? Eu te ajudo nesta caminhada.

——————–

Sou o Dr. Hugo Oliveira, Médico, Mentor e Palestrante Especializado em Família, Treinador, casado com a Sarah, Pai do Bento e do Pedro, com mais de 12 anos de experiência abrangendo diversas áreas da saúde, desde atuação como plantonista, liderança de equipe, professor universitário até gestão. Reconhecido e em destaque nas principais mídias, participei como escritor no maior evento literário brasileiro, a Bienal do Livro do RJ em 2023. Com uma sólida referência profissional, tenho contribuído ativamente, colaborando com profissionais em diversos segmentos na área de saúde. Com expertise em orientar familias, sou também um empreendedor social, idealizador, presidente e voluntário no Instituto Oliveira, dedicado ao cuidado integral de crianças e jovens com diagnóstico de câncer e suas famílias. Possuo título de Mestre em Saúde e Meio Ambiente, contribuindo para o avanço e desenvolvimento do setor.

Redes sociais:

Site:https://drhugooliveira.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/drhugooliveira/

Devocional ONCOFÉ: https://www.americanas.com.br/produto/7460617878/devocional-oncofe

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/@dr.hugooliveira

TikTok: https://www.tiktok.com/@dr.hugooliveira

Notícias no celular

Whatsapp