Colhi mamão verde num mamoeiro do meu quintal e resolvi fazer Doce de Mamão Verde. Compartilhei a receita nas redes sociais e muitas pessoas comentaram o quanto sentem falta do sabor dessa memória de infância. Sim, as avós costumavam preparar sobremesas de forma diferente, muitas vezes utilizando ingredientes simples e receitas tradicionais. Muitas dessas sobremesas são lembradas com carinho e nostalgia por serem lembranças da infância.
Minha avó paterna fazia o Doce de Abóbora, cujos cubinhos ficavam uma noite inteira no caldo. O resultado era uma casquinha crocante por fora e a maciez da abóbora no interior. Esse doce mora nas minhas melhores lembranças!
Haviam também os pêssegos em calda, os doces de figo, as goiabadas, marmeladas, geleias, tudo aproveitando a sazonalidade das frutas.
Os bolos eram de frutas, como o bolo de laranja, talvez o único ainda popular. Bolo de aipim, bolo de milho, bolo de tapioca, bolo de coco, ah… o formigueiro! Quem lembra das mesas de café na infância?
As cocadas, pé-de-moleque, bolachinhas de nata, biscoito de araruta … também eram feitos em casa, sem conservantes. Eram guardadas em latas grandes, colocadas na prateleira da cozinha. Lembro também da orelha-de-gato (na Serra Gaúcha conhecemos como grostoli) e eram deliciosas!
Em dias festivos, um pavê com biscoito champagne, pudim de leite, canjica doce, arroz doce, torta de bolacha, e aqueles doces de travessa que a família devorava em poucos minutos. Quantos sabores reconfortantes!
As sobremesas que as avós faziam são lembranças importantes, uma herança cultural. Receitas transmitidas de família para família, com o carinho e a tradição que as acompanham, em cadernos amarelados pelo tempo. Memórias doces, com certeza.
Os tempos passaram, chegaram os produtos industrializados. Houve a época em que as receitas seguiam a medida da lata de leite condensado. E mais adiante, os ingredientes principais se tornaram os industrializados: torta de bombom, pudim de oreo, brigadeirão de nutela e ninho… Esses ingredientes refletem a mudança dos tempos, impossível evitar. Mas percebo que as memórias que construimos na infância seguem conosco por toda vida. Que possamos deixar um legado pros nossos filhos e, quem sabe, netos.
No meu perfil intagram @juliananardelli tem receita do Doce de Mamão Verde, do Doce de Abóbora no Cal, Arroz Doce Caramelado, Canjica, bolachinhas… e muito mais. Quando tiver vontade de voltar à infância através dos sabores, corre lá!