A Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, presidida pelo deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), agendou para o dia 22 de maio uma audiência pública para discutir a implantação de ferrovias em regiões estratégicas para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. O debate contará com a presença de líderes de entidades ligadas ao transporte e à infraestrutura.
Lunelli destaca que a situação da infraestrutura está cada vez pior. “Não é um problema novo, pelo contrário, mas a situação só vai se agravando. Temos que pensar em médio e longo prazo e ter coragem para fazer o que é necessário. Ou ficaremos sempre discutindo os mesmos problemas “, defende.
A audiência proposta pelo deputado são levantados projetos de modal ferroviário em desenvolvimento com o que liga Araquari a Navegantes, prevendo a implantação de 60 km de malha, conectando o Complexo Portuário de Itajaí à malha ferroviária nacional. Outro, é o projeto básico para construção de 319 km de ferrovia entre Chapecó a Correia Pinto, além do acesso ao Litoral.
Lunelli também destaca os projetos de continuação do contorno ferroviário de São Francisco do Sul, projeto executivo do contorno ferroviário de Joinville e o projeto básico do contorno ferroviário de Jaraguá. Outra necessidade levantada pela Comissão e que será debatida na audiência é a contratação de um Plano Estadual de Logística de Transportes para acelerar os trabalhos no segmento do modal ferroviário no estado.
Guaramirim realiza seminário sobre educação inclusiva
Guaramirim recebe na segunda-feira (15), o 10º Seminário de Educação Inclusiva. Mais de 500 pessoas já se inscreveram para participar do evento, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que tem como objetivo capacitar professores e representantes de entidades públicas e privadas sobre o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência. O presidente da comissão e proponente do evento é o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).
O seminário começa às 8h30 e encerrará às 17h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, no Centro da cidade. Ao todo serão ministradas quatro palestras com especialistas que compartilharão estratégias pedagógicas aplicáveis no contexto escolar.
Dr. Vicente destaca que um dos focos da comissão tem sido a promoção, em parceria com prefeituras e entidades como APAEs e AMAs, de eventos para levar informação de qualidade para professores e demais profissionais e interessados, capacitando-os para lidar com o estudante com deficiência no espaço escolar e sobre como ensinar uma criança com deficiência, ou com autismo, para que ela possa exercer o direito de aprender.
Refis em Guaramirim
A Prefeitura de Guaramirim lançou o programa que oferece aos moradores condições facilitadas para o pagamento de débitos municipais. O prazo para adesão inicia no dia 01 de maio e vai até 31 de julho. Segundo o secretário de Administração e Finanças, Jiuvani Assis Assing, o Refis dá a oportunidade para o pagamento de dívidas em aberto através de duas opções: Em cota única (à vista) com 90% de desconto da multa e 100% de desconto nos juros ou parcelado em até 24 vezes com 70% de desconto tanto na multa, quanto no juros.