Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Projetos de ferrovias de SC entram na fase de coleta dados

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

01/02/2024 - 06:02 - Atualizada em: 31/01/2024 - 18:22

O trabalho de elaboração dos dois projetos de ferrovias para Santa Catarina entra na fase de coleta de dados em campo. Nesta etapa, as equipes das empresas contratadas pelo Governo precisam acessar propriedades particulares nos mais diversos pontos do interior do estado por onde os futuros trechos deverão passar.

Atualmente Santa Catarina tem dois projetos em desenvolvimento. Um deles, de 319 quilômetros entre as cidades de Chapecó e Correia Pinto, e outro, de 62 quilômetros, entre Navegantes e Araquari. O investimento do Estado é de cerca de R$ 32 milhões. A previsão de conclusão é novembro de 2024.

Segundo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho, esta é uma etapa importante para a elaboração dos projetos. “Com os estudos feitos até agora, com imagens aéreas mais precisas, as empresas já vem apresentando resultados satisfatórios. Agora, o trabalho de campo vai trazer mais informações e para isso é fundamental o apoio dos proprietários dos imóveis para a realização deste trabalho”, reforça.

As empresas já realizaram o levantamento topográfico, com uso de imagens aéreas e com o fechamento deste levantamento feito em terra. Agora as sondagens têm a função de determinar os tipos de solos, espessura, propriedades do solo em termos de resistência e nível do lençol freático. O acesso a esses locais é um dos grandes desafios das equipes, que precisam encarar caminhadas, mata fechada e até mesmo atravessar rios e riachos.

Câmara de Jaraguá realiza hoje a primeira sessão ordinária do ano

Os vereadores jaraguaenses realizam, nesta quinta-feira (1°), às 9h30, a primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2024. Será o último ano dessa legislatura, que começou em 2021. No dia 25 de janeiro, sob o comando da nova Mesa Diretora, os vereadores já haviam realizado uma sessão extraordinária para votação de projetos de lei que liberaram recursos para várias obras e investimentos no município. Mas o início dos trabalhos ordinários ocorre nesta quinta-feira, como prevê o Regimento Interno da Casa de Leis.

Para acompanhar as sessões da Câmara, os interessados podem comparecer à sede do Legislativo na Rua dos Imigrantes no bairro Rau ou acompanhar pelos canais da TV Câmara Jaraguá do Sul no Facebook e no Youtube. As reuniões ocorrem todas as terças e quintas-feiras às 9h30.

Foto: Divulgação

 

Redes sociais

O projeto de lei que cria regras para proteger crianças e adolescentes nas redes sociais está pronto para entrar na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. A proposta prevê regras como a proibição de contas nas redes sociais para menores de 12 anos e de publicidade digital dirigida ao público infantil.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.