Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Sem a presença de Filipe Mello, governador empossa os novos secretários de Estado

Foto: Eduardo Valente/Governo de SC

Por: Elisângela Pezzutti

11/01/2024 - 06:01

Por Elisângela Pezzutti
Interina

 

Mesmo com a liminar que impedia a nomeação do advogado Filipe Mello para a Casa Civil revogada, o filho do governador optou por não assumir o cargo. E na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Jorginho Mello (PL) empossou os novos secretários do Governo do Estado. O primeiro escalão teve mudanças em quatro secretarias e três empresas públicas, além do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Tomaram posse os seguintes secretários: Vânio Boing, na Secretaria de Estado da Administração; João Paulo Gomes Vieira, na Secretaria de Estado da Comunicação; coronel BM Fabiano de Souza, na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil; deputado Carlos Henrique de Lima (Sargento Lima), na Secretaria de Estado da Segurança Pública. Além disso, Renato Dias Marques de Lacerda assumiu a SCPAR – SC Parcerias S/A e Mauro Luiz de Oliveira no Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev).

Também receberam o Plano de Governo o futuro comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) – coronel BM Fabiano Bastos das Neves, que assumirá a missão no dia 31 de janeiro e Moisés Diersmann, indicado para conduzir o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). Ele ainda vai ter o nome aprovado pelo conselho da empresa. Logo após a posse, foi apresentado um balanço sobre a Estação Verão ao governador Jorginho Mello por todas as secretarias e órgãos envolvidos.

Ajuste

“É um ajuste fino. É que nem um time de futebol: no decorrer da partida você vê que tem que fazer um ajuste, substituir algum jogador. É o que nós fizemos de forma muito respeitosa. Eu já agradeci todos os secretários que tiveram comigo. Todos eles foram decentes, honrados, honestos. A gente resolveu dar um ritmo um pouco diferente e o técnico sou eu. A gente tem essa necessidade de estar atento e fazer as modificações necessárias. Esse ano vai ser um ano de muita entrega. Ano passado já foi um ano extraordinário, eu não tenho dúvida de que a gente já entregou muita coisa”, declarou o governador.

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Empossados os novos conselheiros tutelares de Guaramirim

Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito de Guaramirim, Osvaldo Devigili, representado no ato pela Procuradora do Município, Dra. Angélica G. B. Frontino, deu posse aos novos conselheiros tutelares titulares e suplentes para o quadriênio 2024/2028.

Foram empossados os titulares Bruna Koppe Garcia, Camilla Noernberg Lemke, Halison Mateus Schmitz (reeleito), Jonatan Luciano dos Santos e Ricardo Spezia Lamin (reeleito) que, junto com os suplentes, assumiram a responsabilidade de zelar pelos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, agindo diante de situações de violação e oferecendo suporte às famílias.

Graziela Boita, secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, destacou a importância dos conselheiros tutelares no contexto municipal. “A principal função do Conselho Tutelar consiste em garantir o cumprimento do que está previsto no ECA, sendo os conselheiros eleitos, os principais responsáveis para fazer valer esses direitos e dar os encaminhamentos necessários para a solucionar as violações cometidas contra as crianças e adolescentes”, ressaltou.

CURTA

O presidente Lula recebe o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski nesta quinta-feira (11) no Palácio do Planalto. O encontro deve sacramentar a indicação de Lewandowski para o ministério. Fontes ligadas ao Planalto já confirmam que o anúncio oficial ocorrerá nesta quinta-feira. Dessa forma, Lewandowski substituirá Dino na pasta da Justiça e Segurança Pública. Já o atual ministro assumirá a vaga no Supremo em fevereiro.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.