Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Procuradoria da Mulher promove ações durante o Agosto Lilás

Por: Áurea Arendartchuk

08/08/2023 - 06:08

Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, atendeu 14 casos de violência contra a mulher apenas nos primeiros sete meses do ano. Dados da Rede Catarina da Polícia Militar revelam uma realidade ainda mais preocupante para a cidade, com 407 medidas protetivas registradas, 470 visitas preventivas realizadas, 392 ocorrências reportadas e 94 botões de pânico em uso até o momento.
No âmbito estadual, os números se agravam ainda mais. O Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina relata que, somente nos primeiros seis meses de 2023, foram registradas 14.215 medidas protetivas e 30 feminicídios no estado. O último desses feminicídios, inclusive, ocorreu em Jaraguá do Sul, quando uma mulher foi esfaqueada e perdeu a vida nas primeiras horas do domingo passado. O principal suspeito: o marido, que foi preso ontem de tarde.
Durante o Agosto Lilás, a Procuradoria da Mulher de Jaraguá do Sul realizará ações para sensibilizar e conscientizar a população sobre o combate à violência de gênero. Palestras educativas, colaboração com a rede de apoio às vítimas e uma audiência pública marcada para 31 de agosto são algumas das ações planejadas. A audiência será às 19h no plenário da Câmara Municipal, no bairro Rau.
Várias autoridades sobre o tema deverão estar presentes, como membros da Justiça, da Polícia Militar, da Prefeitura, entre outras instituições. A população também está convidada a participar e o evento terá transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara Jaraguá do Sul no Youtube e Facebook.

Sobre a campanha

A campanha Agosto Lilás é uma iniciativa de combate à violência de gênero, tendo como objetivo central a amplificação da divulgação da Lei Maria da Penha e a sensibilização da sociedade sobre a urgência de erradicar a violência doméstica. A data de 7 de agosto é marcada pelo aniversário de 17 anos da assinatura da Lei. A legislação foi concebida para proteger e amparar mulheres vítimas de vários tipos de agressões, abrangendo aspectos físicos, sexuais, psicológicos, morais e patrimoniais.

 

Valorizando a história

O deputado estadual e ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), destacou ontem que foi a realização de um sonho a entrega da reconstrução da Escola Angelo Moretti, a antiga Escola Isolada Desdobrada da Barra do Ribeirão Grande do Norte. Lunelli foi aluno da escola onde frequentou o ensino fundamental (antigo primário).

Durante a cerimônia, Lunelli que recebeu uma placa em sua homenagem por ter sido aluno e na época de prefeito ter como projeto restaurar o local, externou cumprimento especial às professoras Maria Aurélia Alchini Lenzi, Fidélia Lenzi Dias, e em memória, ao seu mestre Lino Floriani. Também agradeceu ao prefeito Jair Franzner e às secretárias Emanuela Wolff e Natália Petry. Agora, o local atenderá projetos culturais e educacionais do município.

Entusiasta do projeto de reconstrução da escola, Lunelli também foi autor de uma Moção de Agradecimento na Alesc, como forma de homenagear as famílias fundadoras da escola, há mais de 100 anos.

Foto: Divulgação

 

Novo secretário

O governador Jorginho Mello (PL) deu posse ao secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, o criciumense Ricardo Guidi (PSD) na manhã de ontem na Casa D’Agronômica.

O político se licenciou do cargo de deputado federal para assumir como secretário estadual. Ricardo Guidi é bacharel em direito, pós-graduado em gestão empresarial. É filho do já falecido e ex-prefeito de Criciúma, ex-deputado estadual e ex-secretário de estado, Altair Guidi e da professora e ex-senadora, Sandra Zanatta Guidi.

Foto: Eduardo Valente/Secom

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.