Raio mata cinco animais em propriedade rural em SC

Foto Divulgação

Por: Gabriel Junior

24/08/2018 - 17:08 - Atualizada em: 24/08/2018 - 17:54

Imagens impressionantes registradas nesta sexta-feira (24) mostram a força da natureza. Cinco bovinos morreram após um raio atingir uma árvore de Ipê, na comunidade de Dal’Pai, no interior da região de Brunópolis, distante cerca de 30 km de Campos Novos, na região Serrana. De acordo com o coordenador regional de Defesa Civil, Roberto Walter, a ocorrência foi registrada no início desta manhã.

As fotos mostram marcas profundas numa árvore atingida pelo raio e vários animais mortos nas imediações. A recomendação durante períodos de tempestades é para que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores e também cuidem dos animais.

Foto Divulgação

Alerta meteorológico

Na tarde desta sexta-feira (24), a Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina reforçou o aviso emitido pela Epagri/Ciram sobre a possibilidade de fortes temporais com a passagem de uma frente fria pelo Estado.

Dessa forma, existe o risco de fortes tempestades com a possibilidade de granizo, ventos com rajadas acima de 60 km/h e mar agitado desde a madrugada desta sexta-feira.

Essa condição deve ser mais abrangente no período da tarde e noite desta sexta-feira (24) e início da madrugada de sábado (25).

Segundo meteorologistas da Epagri/Ciram, os ventos podem ser provocados por frentes de rajadas, tornados ou micro explosões durante a passagem da frente fria, ou seja, existe o risco de tempestades severas neste período.

Ressaltamos que o aviso não relata a ocorrência de um tornado, apenas que existem condições favoráveis para tempestades com este potencial.

Granizo

No início da manhã desta sexta-feira (24) foi registrada chuva de granizo nas cidades de Galvão e Jupiá, no Oeste (foto), e  São Joaquim e Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense.

Granizo na manhã desta sexta | Foto Defesa Civil/Divulgação

Chuva acumulada nas últimas 24 horas no Norte de SC (até 17h)

Corupá 24 mm
São Bento do Sul 16 mm
Jaraguá do Sul (no bairro Garibaldi) 9 mm
Schroeder 7 mm
Joinville (no bairro Vila Nova) 6 mm
Massaranduba e Garuva 4 mm

Na Capital catarinense, Florianópolis, o acumulado é de 6 mm em 24h.

Cidades com maiores acumulados em SC: Irineópolis (39 mm) e Caçador (36 mm).

Velocidade máxima dos ventos nas últimas horas

122 km/h em Urupema às 16h
92 km/h em Água Doce às 12h
82 km/h em João Bonifácio às 12h
68 km/h em Chapecó  às 10h

Florianópolis registrou 26 km/h (máxima) às 11h.

Nas regiões de Jaraguá do Sul e Joinville, não foram registradas velocidades acima de 20 km/h até o meio desta tarde. Em Guaramirim, no Vale do Itapocu, 49 unidades consumidoras estavam sem energia elétrica às 17h no bairro Ilha da Figueira por motivo acidental.

LEIA MAIS: 

Previsão para o fim de semana é de ventania, granizo e neve em Santa Catarina 

Defesa Civil de Joinville alerta para temporal e pico de maré