Identificado estuprador que morreu em confronto com a Polícia Civil em Itajaí

Fotos: Divulgação / Polícia Civil

Por: OCP News Vale

22/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 22/03/2024 - 09:12

Foi identificado como Amarildo da Silva, de 41 anos, o foragido por estupro que morreu em confronto com policiais civis na noite desta quinta-feira (21) em Itajaí. De acordo com a Polícia Civil, ele foi baleado após investir contra os policiais com uma faca.

Amarildo havia sido preso na noite de quarta-feira (20) pelo estupro de duas jovens em uma trilha de Itajaí. Ele foi detido em um hotel de Tijucas, de onde fugiria para Campinas, em São Paulo. Ele tentou resistiu à prisão, mas foi detido.

Ele então foi encaminhado para a delegacia em Itajaí, de onde conseguiu escapar durante a madrugada. O criminoso só foi localizado durante a noite, após invadir uma residência no bairro Fazenda.

Conforme a Polícia Civil, ele tentou reagir à prisão, desta vez armado com uma faca. Diante da ameaça, os policiais atiraram contra o homem, que morreu no local.

A Polícia Civil destaca que Amarildo possuía diversas condenações criminais que somavam mais de 24 anos de prisão pelos crimes de estupros, furtos e roubos. Apesar disso, estava em liberdade.

No total, as diligências de captura do foragido duraram 44 horas.

Crime e prisão

Amarildo era procurado por um crime registrado no dia 14 de março. De acordo com a Polícia Civil, duas jovens estavam fazendo a trilha do Morcego, na Praia Brava, quando foram abordadas pelo homem. Segundo elas, o suspeito fez menção de estar armado e mandou que elas voltassem pelo mesmo caminho que vieram.

Ao chegarem em um local específico, o criminoso mandou as vítimas se deitarem e as amarrou. Após isso, passou a tocá-las de forma libidinosa. Na sequência, deixou o local levando o aparelho celular de uma delas.

Ao tomar conhecimento do crime, a Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente (DPCAMI) de Itajaí imediatamente iniciou as investigações e, após análise de dados e cruzamento de iunformações, conseguiu identificar o suspeito do crime.

O delegado responsável pelo caso solicitou a prisão preventiva do investigado, e um mandado de prisão foi expedido pela Comarca de Itajaí na noite de quarta-feira (19).

Com o mandado em mãos, policiais da Divisão de Investigação Criminal (DIC) se dirigiram até a casa de Amarildo, mas descobriram ele havia o deixado o imóvel há alguns dias.

O suspeito foi achado após mais de 14 horas de buscas, em um hotel na cidade de Tijucas, na Grande Florianópolis. Segundo a Polícia Civil, ele usou um nome falso para se hospedar no estabelecimento e embarcaria no terminal rodoviário da cidade em direção à Campinas, em São Paulo.

Ao ver os policiais, Amarildo tentou fugir e resistiu violentamente à prisão, mas acabou sendo detido. Diante dos novos fatos, ele também foi autuado em flagrante delito pelos crimes de resistência e falsa identidade.

O preso foi encaminhado à delegacia de Itajaí, de onde escapou durante a madrugada. De acordo com a Polícia Civil, ele conseguiu escapar pela parte de cima do prédio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí e ainda não foi encontrado.

A fuga teve fim durante a noite, após ele invadir uma casa no bairro Fazenda. Ele tentou resistir à prisão e investiu contra os policiais civis com uma faca. Diante da ameaça, os policiais atiraram contra o criminoso, que morreu no local.