Homem é vítima do “golpe da novinha” no Norte de SC

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

06/10/2021 - 08:10 - Atualizada em: 06/10/2021 - 08:43

O esquema de extorsão conhecido como “golpe da novinha” vem fazendo vítimas por todo o país. Dessa vez o crime cibernético aconteceu na cidade de Major Vieira, no Planalto Norte de Santa Catarina. O caso foi registrado na segunda-feira (4), depois que o homem procurou a Polícia Militar.

Quando a vítima do golpe chegou na Polícia Militar da cidade, ela informou que havia caído em um golpe após depositar o dinheiro na conta de uma pessoa, porém, percebeu somente depois que aquilo se tratava de uma armadilha.

O homem revelou para os policiais que estava trocando mensagens com uma suposta adolescente de 16 anos e que ainda chegou a trocar fotos íntimas com a menina.

Depois de conversar com a suposta adolescente, um homem entrou em contato com ele se passando por um delegado do Rio Grande do Sul e que, como a se tratava de uma adolescente, ele estaria cometendo um crime sexual.

Assustado com a possibilidade de responder pelo crime, o homem fez um depósito no valor de R$ 800,00 para o suposto delegado, que disse não revelar o caso e nem tomar as medidas cabíveis caso recebesse a quantia.

Apenas depois que o homem entendeu que tinha caído em um golpe na internet foi que ele procurou a polícia. A PM orienta que as pessoas não façam depósitos sem se certificar do destinatário.

É importante lembrar que conforme o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), adquirir, possuir ou armazenar fotografia, vídeo ou outra forma de registro que tenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente é crime, passível de pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa.