CUIDADO: Procon emite alerta para novo golpe na internet

Foto: Freestocks/Unsplash

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

24/09/2021 - 10:09 - Atualizada em: 24/09/2021 - 10:45

A Diretoria do PROCON de Imbituba emitiu um alerta para a população sobre um novo golpe na internet. Neste crime cibernético, os golpistas se passam por representantes de bancos e informam ao cliente um suposto pagamento realizado através do PIX.

Um link sempre vem junto com a mensagem que sugere o acesso ao endereço fornecido. Por não terem conhecimento que estão sendo enganados, muitos clientes clicam na mensagem. O problema é que, o suposto representante de banco, pede acesso às informações pessoais do cliente.

Foto: Reprodução/Lucas Colombo

Depois disso os golpistas têm acesso a todas as informações dos clientes e utilizam para aplicar golpe nas vitimas. Os criminosos clonam os números de telefone e o WhatsApp dos clientes também. É com o acesso da agenda de contatos, que passam a pedir dinheiro em nome das vítimas.

Como evitar ?

“Caso você se depare com mensagens de amigos, solicitando dinheiro emprestado, tenha cuidado! Veja se, realmente, os solicitantes são pessoas conhecidas”, informa a diretora do Procon de Imbituba, Cristiane Pegorara.

No Facebook o mesmo golpe também vem acontecendo, quando a página é clonada. Além disso, os golpistas utilizam do messenger para solicitar dinheiro aos amigos das vítimas.

“Você deve solicitar mais informações a respeito e sempre desconfiar, afinal, muitas pessoas têm caído em golpes como este e, infelizmente, após a ação criminosa, fica muito difícil recuperar o dinheiro perdido”, alerta a diretora.