Convênio vai apoiar atuação do helicóptero Águia 1 em Guaramirim

Comandante Machado destaca que o custeio do combustível e da manutenção da aeronave já é feito pelo Estado | Foto: Cláudio Costa/OCP News

Por: Claudio Costa

17/10/2019 - 06:10

A Prefeitura de Guaramirim firmou um convênio de R$ 3 mil mensais com a 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (2ª Cia BAPM), responsável pela operação do helicóptero Águia 1.

A assinatura ocorreu na manhã desta quarta-feira (16) e tem como objetivo de melhorar o trabalho dos policiais militares que atuam na unidade.

O tenente-coronel Alessandro Machado, comandante da 2ª Cia BAPM, destaca que o convênio não servirá para o custeio do combustível e manutenção da aeronave.

De acordo com o oficial, o Estado de Santa Catarina já cobre os custos da operação do helicóptero Águia 1.

“Esse convênio vai auxiliar no suporte da tripulação, na compra de equipamentos para os tripulantes da aeronave. O dinheiro também vai custear a manutenção das instalações da nossa base e no custeio dos treinamentos“, comenta Machado.

Segundo destacou, isso vai melhorar a qualidade do serviço prestado pelo helicóptero Águia.

Convênio para apoio ao Águia

Este é o primeiro convênio firmado entre uma prefeitura e a Polícia Militar para este fim no Estado.

O prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini, destaca que o helicóptero Águia 1 presta um excelente serviço para a comunidade guaramirense.

O repasse vai durar cerca de 12 meses e passa a valer após publicação no Diário Oficial do Município.

Ele afirma que o convênio é uma forma de apoiar a Polícia Militar no trabalho de manutenção da segurança no município.

“Nós temos que fazer a nossa parte. Nada mais justo que a sociedade ajudar uma instituição tão importante”, afirma Chiodini.

Aeronave multimissão

Machado, destaca que, além das missões com a Polícia Militar, o helicóptero Águia 1 realiza o apoio a resgates e outras atividades.

A aeronave trabalha em conjunto com equipes da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Voluntários, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e também da Defesa Civil.

O comandante da 2ª Cia BAPM ressalta que a função prioritária da aeronave é o policiamento aéreo, mas o helicóptero Águia 1 acaba realizando outros atendimentos residuais, como a atuação em incêndios florestais, e apoio aos bombeiros militares e voluntários.

“Também apoiamos o Samu nas remoções aeromédicas, na captação de órgãos para transplantes e, recentemente, fizemos sobrevoos de reconhecimento com a equipe de geologia da Defesa Civil após o deslizamento em Guaramirim”, explica Machado.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram

Facebook Messenger