Após nível de alerta, rios começam a voltar ao normal em Jaraguá do Sul

Rio Cerro, próximo ao trevo na Nanete Têxtil | Foto Claudio Costa/OCP News

Por: Gabriel Junior

18/02/2019 - 11:02 - Atualizada em: 18/02/2019 - 13:12

O diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul calcula que, devido à redução do volume de chuvas desde as 6 horas, o nível dos rios da cidade deve retornar ao normal até meio-dia desta segunda-feira. A previsão foi anunciada nesta manhã, quando Hideraldo Colle fez um balanço preliminar das ocorrências de deslizamentos e alagamentos no município.

Nível dos rios às 12h (atualizado)

  • Rio na Malwee, na Barra do Rio Cerro: 2,76 metros (diminuindo, chegou a atingir 3,99 m às 8h30)
  • Rio Cerro: 1,72 m (pico foi de 3,65 m às 4h)
  • Garibaldi: 1,05 m (diminuindo, chegou a atingir 2,73 m às 4h)
  • Rio Itapocu, no Três Rios do Sul: 88 cm (chegou a atingir 1,81 m às 6h)

Ocorrências atendidas pela Defesa Civil

De acordo com Hideraldo, as ocorrências em Jaraguá do Sul começaram perto das 19 horas de sexta-feira (15), quando houve queda de três árvores sobre a Rua Adolfo Antônio Emendoerfer, na subida do Rio Molha. Outras duas árvores foram registradas no domingo na rua Roberto José Junks, na Ilha da Figueira.

Outros cinco atendimentos da Defesa Civil foram solicitados na madrugada desta segunda-feira (18), a partir da 1h.

“O que mais chamou a atenção foi uma grande pedra que caiu sobre uma residência no Morro Boa Vista, mas, graças a Deus, não atingiu nenhuma pessoa lá”, destaca Hideraldo Colle.

Sobre os alagamentos, ele cita os bairros Ilha da Figueira e Rio da Luz, mas o setor de Defesa Civil já atualizou essa informação acrescentando que também houve registro no Rio Cerro I, Rio Cerro II, Parque Malwee (rua Wolfgang Weege), Garibaldi e Barra do Rio Cerro (Rua Herbert Encke).

Segundo Hideraldo, até o início desta manhã (18), apenas duas famílias residentes na Ilha da Figueira estavam desabrigadas e seriam encaminhadas para atendimento pela Secretaria de Assistência Social e Habitação. Outra família no Morro Boa vista também precisou deixar sua residência, mas foi para casa de parentes.

Queda de barreira na SC-108 causa congestionamento

A Diretoria de Trânsito informa sobre congestionamento na Ilha da Figueira, mais precisamente entre as ruas José Teodoro Ribeiro e Carlos Oechsler, em virtude da queda de uma barreira na SC-108. Muitos motoristas estão desviando a rota e passando pelo bairro, provocando muita fila.

O diretor Gildo Martins de Andrade Filho recomenda que, se possível, as duas vias sejam evitadas. Uma das ações da diretoria para minimizar o engarrafamento envolve a reprogramação do tempo do semáforo.

Escolas e creches com funcionamento normal na tarde desta segunda

A Secretaria de Educação comunica que todas as escolas e centros de educação infantil de Jaraguá do Sul atendem normalmente na tarde desta segunda-feira (18).

LEIA MAIS: 

Quer receber as notícias no WhatsApp?