Chuva intensa causa deslizamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim

Deslizamento nos fundos de uma residência no bairro Três Rios do Norte, em Jaraguá do Sul | Foto Defesa Civil de Jaraguá do Sul

Por: Gabriel Junior

17/02/2019 - 11:02 - Atualizada em: 17/02/2019 - 16:44

A chuva intensa que caiu nos últimos dias já causou deslizamentos de terra em Jaraguá do Sul e Guaramirim, no Vale do Itapocu. Desde sexta-feira, o acumulado de chuva registrado em Jaraguá do Sul chega a 130 mm no bairro Três Rios do Sul e 75 mm na Barra do Rio Cerro, segundo dados da Defesa Civil.

Até por volta das 11h, a Defesa Civil de Jaraguá do Sul registrou oito chamados de moradores, incluindo quedas de árvores em dois bairros, conforme o diretor Hideraldo Colle.

Defesa Civil registrou deslizamento no bairro Três Rios do Norte | Foto Defesa Civil/Divulgação

Um dos casos de deslizamentos foi registrado nos fundos de uma residência na rua Emilio Butzke, no bairro Três Rios do Norte. Ninguém precisou sair do imóvel, mas os moradores foram orientados sobre as condições do local.

Ocorrência de queda de árvore no Rio Molha | Foto Defesa Civil/Divulgação

No bairro Rio Molha, também em Jaraguá do Sul, três quedas de árvore foram registradas nas proximidades de uma chácara.

No bairro Rio Molha, três quedas de árvore foram registradas | Foto Defesa Civil/Divulgação

Outras duas árvores caíram na rua Roberto José Junkes, na Ilha da Figueira. 

Queda de árvore na Ilha da Figueira | Foto Defesa Civil/Divulgação

Deslizamento em Guaramirim

Em Guaramirim, os bombeiros foram chamados para um caso de deslizamento na rua Leopoldo Schimidt, no bairro Nova Esperança, por volta das 9h. O local foi isolado e uma equipe da Defesa Civil de Guaramirim foi até o local fazer uma avaliação.

Deslizamento em Guaramirim | Foto Bombeiros Voluntários/Divulgação

Sem registro de inundações a residências

Até o fim desta manhã, a Defesa Civil de Jaraguá do Sul não foi chamada para ocorrências de alagamentos a residências na cidade. Por volta das 11h deste domingo, o nível do rio Jaraguá estava 87 centímetros acima do normal na Barra do Rio Cerro. Já o rio Itapocu registra 1,1 m no bairro Três Rios do Sul. O nível de atenção começa a partir de 2,4 metros. Já o alerta é somente quando atinge o nível de 3,5 metros. 

O maior acumulado de chuva registrado no Vale do Itapocu nas últimas 24 horas foi em Schroeder, com 111 mm. As cidades de São João do Itaperiú, com 81mm, e Massaranduba com 68 mm, também registraram muita chuva neste período.

Em todo o estado de Santa Catarina, a maior precipitação das últimas 24 horas foi registrada na estação de monitoramento da Epagri/Ciram no bairro Vila Nova, em Joinville, com 132 mm.

Risco de deslizamento

Desde o início da manhã, a Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu aviso sobre risco de deslizamento para os municípios de Jaraguá do Sul, Joinville, Araquari, Garuva, São Francisco do Sul e Penha. Em caso de ocorrências, a população deve ligar para 199, 193 ou 190.

Neste domingo (17),  segundo a Epagri/Ciram, a previsão é de chuva intermitente de intensidade fraca a moderada e até forte em alguns momentos. O acumulado deve ser de 30 mm a 50 mm, em média, e pontuais de 70 a 90 mm, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

VEJA MAIS: 

Quer receber as notícias no WhatsApp?