Segundo a PF, 30 policiais investigam seis crimes na residência oficial do governador de SC

Policiais estão desde as primeiras horas na Casa D" Agronômica | Foto SCM/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

30/09/2020 - 08:09 - Atualizada em: 30/09/2020 - 08:27

A ação que a PF e a PGR deflagraram na manhã desta quarta-feira (30) na residência oficial do governador de Santa Catarina conta com a participação de 30 policiais federais. Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.

São invetigados os crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção, concussão, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

 

 

A operação, denominada Pleumon, apura se a organização criminosa atuava com o objetivo de desviar recursos públicos, em especial aqueles relacionados a contratos firmados para gestão da saúde e ao combate da pandemia da Covid-19.

A ação investiga fortes indícios de crimes relacionados à aquisição emergencial de 200 respiradores pulmonares pelo governo do Estado de Santa Catarina junto à empresa Veigamed, no valor de R$ 33 milhões.

Em maio deste ano, foi deflagrada a denominada “Operação O2″ e, com o prosseguimento das investigações, novos elementos de prova foram obtidos, o quais fundamentaram a representação da Polícia Federal por medidas cautelares junto ao Superior Tribunal de Justiça.

A operação foi deflagrada respeitando normativo interno da PF, que estabelece orientações quanto às medidas de proteção necessárias no cenário decorrente do Coronavírus (Covid-19).

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp