O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, foi eleito o presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, o Conectar. A eleição ocorreu nesta segunda-feira (29) de maneira virtual e com chapa única.

Junto com o prefeito da capital catarinense, outros 17 prefeitos compõem a diretoria da autarquia que tem a missão de auxiliar municípios na vacinação, compra de medicamentos e estratégias de saúde pós-covid. Ao todo, 2,6 mil município brasileiros estão envolvidos no consórcio, sendo 25 capitais.

 

 

“Somos mais de 150 milhões de pessoas representadas e com um objetivo em comum: acelerar a vacinação no Brasil. E mais do que isso: buscar compras coletivas de medicamentos, barateando preços, e discutir o pós pandemia: as sequelas que virão para a saúde pública. O tamanho deste consórcio é enorme, igualmente nossa responsabilidade e seriedade no trato deste tema. Sem vender ilusões,sem criar falsas expectativas, com foco em apoiar as cidades em cada canto do Brasil, que é onde as pessoas são vacinadas e cuidadas”, disse Gean.

A cerimônia virtual de posse da diretoria do Conectar, iniciativa liderada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), acontece nesta terça-feira (30), às 10h.

A partir disso, o consórcio poderá iniciar as tratativas com os laboratórios para a compra do imunizante, insumos e medicamentos. O objetivo é unir forças com a União e os estados para dar maior celeridade ao processo de vacinação dos públicos-alvo no Brasil.