Obras da SC-108, em Guaramirim, seguem para etapa de implantação de muros de contenção

Foto: Fábio Junkes/Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

27/09/2019 - 05:09

Passado mais de um mês desde o início das obras de recuperação da SC-108 em Guaramirim, os trabalhos seguem dentro do cronograma previsto, apesar das chuvas dos últimos dias, informa a Defesa Civil de Santa Catarina.

Iniciada no dia 14 de agosto, até o momento já foram executados serviços de limpeza, remoção da área desmoronada na parte inferior, em um período de 16 dias, ultrapassando 15 mil m³ de material retirado.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Na parte superior, foi feita a limpeza e desobstrução do sistema de drenagem, limpeza de talude para avaliação e dimensionamento para a implantação do crib wall, técnica de contenção que utiliza peças de estrutura pré-moldada que se encaixam e se sobrepõem em forma de “fogueiras”, cujo espaço interno é preenchido com pedras.

“Importante frisar que mesmo com os períodos chuvosos, a obra não parou em nenhum momento”, reforça a assessoria de comunicação da Defesa Civil do Estado.

O atual momento da obra, diz o órgão, é o de estudos de estabilidade dos taludes superior e inferior, com simulações da estabilização da área para receber os muros de contenção. A etapa deve ser concluída dentro de dois dias, quando a empresa retoma os serviços para a implantação dos muros.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Os serviços estão sendo avaliados diariamente por técnicos da Defesa Civil estadual, reforça a assessoria.

Quanto ao retorno das famílias às 50 casas que foram liberadas depois de vistoria, o diretor da Defesa Civil de Guaramirim Ezequiel de Souza informa que mais de 90% das famílias já retornaram às suas residências.

Veja mais:

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger