Impeachment: Desembargadores e deputados empatam após quatro votos; sessão segue na Alesc

Blocos foram definidos e PT segue como bancada isolada | Foto Agência AL

Por: Ewaldo Willerding Neto

23/10/2020 - 18:10 - Atualizada em: 23/10/2020 - 23:27

A sessão do Tribunal Especial de Julgamento, que começou às 9 horas desta sexta-feira (23) no Plenário da Assembleia Legislativa, segue com deputados e desembargadores votando o impeachment do governador Carlos Moisés (PSL) e da vice, Daniela Reinehr (sem partido).

Até às 18 horas, quatro votos já tinham sido anunciados. Os deputados Kennedy Nunes (PSD) e Mauricio Eskudlark (PL) foram a favor da continuidade das investigações sobre a denúncia de crime de responsabilidade. Os desembargadores Carlos Alberto Civinski e Sérgio Rizelo votaram contrário às denúncias, pedindo o arquivamento do processo.

 

 

Por volta das 18h, a desembargadora Cláudia Lambert de Faria iniciou a apresentação do seu voto, com tendência de pedir o arquivamento. Ainda faltam os deputados Sargento Lima (PSL), Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Laércio Schuster (PSB); além dos desembargadores Rubens Schulz e Luiz Felipe Siegert Schuch.

 

Presidente Ricardo Roesler pode ser o voto decisivo | Foto Agência AL

 

O presidente do tribunal, e também presidente do TJSC, Ricardo Roesler, só participa em caso de empate. Seguindo a tendência, será sua a decisão – para avançar, a denúncia precisa de 6 votos.

 

 

Carlos Moisés e Daniela Reinehr são acusados de crime de responsabilidade na equiparação salarial de procuradores do estado com procuradores da Alesc, por meio de ato administrativo. A alegação da acusação é de que deveria ter sido apresentado como projeto de lei.

Ao final da votação, se aprovada a admissibilidade da continuidade das investigações sobre a denúncia de crime de responsabilidade, ambos serão afastados dos cargos por 180 dias.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp